O cenário de descarbonização do setor de transportes tem avançado, com o percentual de energia renovável alcançando 22,5% em 2023, conforme o Balanço Energético Nacional (BEN) 2024, divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Ministério de Minas e Energia (MME). Este crescimento, que elevou em cinco pontos percentuais a participação de energias renováveis na última década, reforça a relevância de soluções energéticas inovadoras no Brasil.
Nesse contexto, Newton Duarte, Vice-Presidente Executivo da Cogen (Associação da Indústria de Cogeração de Energia), marcará presença no 22º SINATUB – Energia & Biogás, evento que acontece no dia 18 de setembro, no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho – SP. Duarte será um dos palestrantes, abordando os desafios e as oportunidades que a bioeletricidade e o biogás apresentam para o Brasil.
A Cogen, que representa mais de 90 associados desde sua fundação em outubro de 2003, tem desempenhado um papel crucial na promoção da Geração Distribuída (GD) e na cogeração de energia. Inspirada na experiência da COGEN Europe, a entidade busca eliminar as barreiras existentes para a viabilização de projetos de cogeração, demonstrando a capacidade de inovação do governo e do setor privado na diversificação da matriz energética brasileira.
Duarte destacará no SINATUB como a cogeração pode contribuir significativamente para a segurança energética do país. Segundo ele, ajustes no Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência de 2024 (LRCAP 2024) podem ser um dos primeiros passos para fortalecer essa contribuição. Entre as propostas da Cogen, a criação do ‘Produto Potência Termelétrica Sazonal’ é uma das mais promissoras, permitindo que empreendimentos de geração termelétrica, novos e existentes, possam oferecer potência durante a safra canavieira, de abril a novembro, na região Centro-Sul.
14º SINATUB Extração & Gestão de Ativos.
No dia 19 de setembro será realizado o 14º SINATUB Extração & Gestão de Ativos. Este evento será focado em apresentar casos de inovações e melhorias operacionais nas áreas de recepção, preparo, extração (moenda ou difusor) e gestão de ativos e manutenção industrial.
As vagas para os cursos são limitadas e as inscrições podem ser feitas neste link.
Serviço:
Data: 18 de setembro (quarta-feira)
Carga horária: 8 horas
14º SINATUB Extração & Gestão de Ativos
Data: 19 de setembro (quinta-feira)
Carga horária: 8 horas
Local: Centro de Eventos Zanini
Avenida Marginal João Olézio Marques,Sertãozinho, SP