Além da qualidade da matéria-prima, quais são outros aspectos que potencializam o chamado efeito tampão nos processos? Como ele afeta a levedura? Quais as principais ações que devem ser adotadas após a identificação de que o meio está tamponado? E quais técnicas podem ser aplicadas ao longo desse processo?
Essas serão algumas das dúvidas esclarecidas pela especialista Andresa Zago Martins de Menezes durante o Congresso Internacional SINATUB25.
A especialista irá esmiuçar os impactos do efeito tampão no processo fermentativo, um tema cada vez mais urgente diante dos desafios impostos pela qualidade da matéria-prima e pela condução dos processos.
Engenheira Bioquímica formada pela EEL-USP, com pós-graduação em Gestão Comercial pela FGV, Andresa Menezes acumula mais de duas décadas de experiência como consultora técnica e comercial. Fundadora da Alpinus Consultoria e Treinamentos, é apaixonada por fermentação alcoólica e reconhecida por unir teoria e prática em mais de 200 treinamentos realizados no país, sempre com o propósito de transformar conhecimento em eficiência.
Desafios provocados pelo estresse hídrico
Na palestra, Andresa abordará um fenômeno que tem exigido atenção redobrada nas usinas: o efeito tampão — a resistência do meio em alterar seu pH mesmo com adições de ácidos ou bases.
Em um contexto agravado pelo estresse hídrico que afetou as lavouras de cana-de-açúcar, a fermentação, em especial, enfrenta novos desafios, devido à qualidade da matéria-prima, aos méis mais esgotados, às alterações químicas geradas durante o processamento e ao aumento da floculação, potencializando o tamponamento do meio.
De maneira prática e acessível, Andresa irá guiar o público para entender não apenas o conceito do efeito tampão, mas, principalmente, como identificar sua ocorrência no dia a dia industrial e aplicar estratégias para minimizar seus efeitos técnicos e financeiros.
Questões como o excesso de sais, o impacto da centrifugação ineficiente, o aumento do uso de ácido sulfúrico e as consequências para a saúde e vitalidade das leveduras serão abordadas de forma detalhada.
A influência do tamponamento no custo operacional
“Não basta saber o que é o efeito tampão — é preciso entender quando ele está acontecendo e quais são os caminhos para quebrar esse ciclo ou aprender a conviver com ele de maneira estratégica”, destaca Andresa.
Ela também mostrará como o tamponamento influencia o custo operacional, além de abrir discussões sobre como ajustes no processo podem preservar a eficiência da fermentação mesmo em cenários adversos.
Esse será um dos conteúdos do Congresso Internacional SINATUB25, evento promovido pela ProCana Brasil, que reúne os principais nomes do setor bioenergético, os quais compartilharão conhecimento e as práticas mais inovadoras do segmento.
Congresso Internacional SINATUB25 – dias 21 e 22 de maio
A edição de 2025 será realizada nos dias 21 e 22 de maio, no Royal Tulip JP, em Ribeirão Preto.
O evento contará com um formato exclusivo, dividido em dois eixos:
- Plenária Principal, com palestras e painéis sobre cases reais e debates de alto nível.
- Salas Temáticas, com masterclasses técnicas em áreas específicas, como fermentação, extração, gestão de ativos, produção de açúcar, gestão online de processos, além de biogás e biometano.
As inscrições já estão abertas no site oficial: www.sinatub.com.br