Os profissionais de unidades produtoras sabem que valorizar os subprodutos da cana-de-açúcar aumenta a rentabilidade.
Mas como buscar essa valorização dos subprodutos?
Essa busca de valorização dos subprodutos é um dos temas a serem abordados pelo engenheiro químico Adrianus van Haandel.
Onde Haandel irá das orientações sobre técnicas de valorização dos subprodutos?
Haandel dará essas orientações em sua palestra no 7º CURSO DE PROCESSOS, FERMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE ETANOL
Qual o tema central da palestra de Haandel?
O tema central da palestra é apresentar alternativas que podem aumentar a rentabilidade de usinas e destilarias por processos modernos de valorização dos subprodutos da cana
Os subprodutos têm pouco uso produtivo?
Sim, os subprodutos da cana têm pouco uso produtivo, segundo o engenheiro químico.
Segundo ele, da cana somente 1/3 da energia da planta é usada para produtos (açúcar e etanol).
E os subprodutos?
Os subprodutos da cana (bagaço e vinhoto no caso de etanol), que contêm grande parte da energia da planta, têm um uso pouco produtivo.
É boa a eficiência do emprego do bagaço para geração de energia?
O emprego do bagaço para geração de energia é uma opção. Mas, segundo Haanden, a eficiência é baixa.
Como essa eficiência é baixa?
Essa eficiência é baixa porque fica entre 6% a 16 % dependendo da pressão de vapor da caldeira.
E a aplicação de vinhoto no campo é estratégica?
Haandel explica que a aplicação de vinhoto no campo pode fazer perder a sustentabilidade da produção de etanol devido a produção de metano no solo pela digestão de material orgânico.
O participante do curso terá, então, orientações sobre como aumentar a rentabilidade?
Sim. Na palestra apresenta-se alternativas que podem aumentar a rentabilidade de usinas e destilarias por processos modernos de valorização dos subprodutos da cana.
A palestra também aborda outras alternativas?
Sim, a palestra discutirá outras alternativas cuja viabilidade técnica já foram demonstradas mais que ainda não foram aplicadas na prática.
O que mais os participantes podem esperar?
Os participantes serão informados sobre as possibilidades que já existem ou estão sendo desenvolvidos para ter uma utilização mais racional dos subprodutos da cana.
Uso mais racional aumenta a produtividade?
Sim, o uso mais racional dos subprodutos (notadamente bagaço e vinhoto) aumenta a produtividade das unidades e reduz o impacto ambiental deste setor agroindustrial.
Como fazer para assistir a palestra de Haandel?
O 7º CURSO DE PROCESSOS, FERMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE ETANOL será promovido pela ProCana Sinatub no próximo dia 23/05 em Ribeirão Preto.
Clique aqui para saber tudo sobre o Curso
Mais sobre Haandel
Adrianus van Haandel possui graduação e mestrado em Engenharia Química – Eindhoven University of Technology, doutorado em Engenharia Civil – University Of Cape Town-Africa do Sul e pós doutorado em Engenharia Ambiental na Universidade de Wageningen-Holanda.
Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande.
Tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, com três focos: (1) Técnicas Avançadas de Tratamento de Esgoto , atuando principalmente no tratamento pela via anaeróbio (UASB) e pela via aeróbia (lodo ativado), visando o reuso na indústria e na agricultura. bem como a proteção de recursos hídricos; (2) Tratamento de Águas resoiduárias Industriais, visando geração de subprodutos, energia e água (projetos para destilarias, fábricas de tereftalato e petroquímica) e (3) produção de energia a partir de resíduos sólidos como bagaço e algas.
Escreveu vários livros textos entre ouros sobre tratamento anaeróbio e lodo ativado. Atuou como Professor Visitante nas Universidades de Cornell-EEUU (2012), Gent-Bélgica (2014), Delft-Holanda(2016) e Santiago de Compostela (Espanha) (2018)