Sinatub

Engenheiro Javier Ibáñez tratou sobre redução de perdas no SINATUB

Ao longo de sua apresentação Ibáñez apresentou conceitos que otimizam a produção do açúcar

Engenheiro Javier Ibáñez tratou sobre redução de perdas no SINATUB

Como deixar de perder açúcar e produzir mais.  Foi sobre esse assunto a apresentação de Javier Manuel Ibáñez, engenheiro açucareiro na Sugar & Ethanol, na 10ª edição do SINATUB, no último dia 19, no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho-SP, que teve como tema “Balanços de Massa e Energia, Tratamento de Caldo e Fabricação de Açúcar”.

Com uma carreira consolidada na direção e gerência industrial, Ibáñez, engenheiro açucareiro, com mais de 30 anos de experiência na gestão da produção, planejamento estratégico e controle, compartilhou um pouco de sua vasta experiência.

LEIA MAIS > 10º SINATUB discute impacto do DCH no balanço de massa e energia

Ele discorreu sobre tratamento de caldo, química da clarificação, turbidez, perdas indeterminadas de decantadores, velocidade dos decantadores, entre outras diversas questões.

“Se o seu pH for maior que o estimado, você está perdendo açúcares na evaporação, que se tornam cinzas, não-açúcares, indeterminados. Um sistema de recirculação precisa de energia extra para recircular uma certa quantidade de caldo, cuja energia deve ser fornecida na forma de vapor extra.  O sistema de passagem única é qualitativamente melhor do que qualquer sistema de recirculação nas condições mais favoráveis para transferência de calor dentro dos tubos”, foram alguns dos conceitos por ele explanados.

LEIA MAIS > Redução do consumo de vapor de processo no 10º SINATUB

Segundo Ibáñez “a maneira mais precisa de se avaliar o calor trocado é pela medição do condensado da calandra. Medindo-se a vazão de condensado, é possível determinar o calor trocado independentemente das vazões e das temperaturas do caldo”, explicou.

De acordo com Ibáñez as tomadas de decisões ao longo de todo os processos, devem pautar-se por: analisar cenários; encontrar variáveis relevantes; relacionar a interação entre eles; analisar dados e gerar informações; dominar o processo; tomar decisões e conhecer seus impactos; e por fim gerar aprendizado.