SINATUB

Definidos temário e programação do Congresso Internacional SINATUB 2025

Congresso terá mais de 50 palestrantes abordando temas como fermentação, gestão de ativos, automação e SAF

Definidos temário e programação do Congresso Internacional SINATUB 2025

Já estão definidos o temário e a programação completa do Congresso Internacional SINATUB 2025, que será realizado nos dias 21 e 22 de maio, em Ribeirão Preto – SP. O evento dará destaque a temas como produção de açúcar, inovações tecnológicas, gestão eficiente, sustentabilidade e tendências globais que impactam também a produção de etanol, bioenergia e outros.

A plenária de abertura, no dia 21, trará reflexões estratégicas sobre Alta Performance Industrial nas Usinas, conduzida por Josias Messias, CEO da ProCana & Pró-Usinas. Em seguida, teremos a palestra “Cana, Açúcar e Etanol – Perspectivas de Produção e Preço para a Safra 25/26”, com Raphael Delloiagono, do Pecege.

Primeiro dia (quarta-feira 21/05)

A sequência inclui temas técnicos de grande relevância, como qualidade na produção de açúcar, algoritmos inteligentes para otimização industrial, estratégias para implantação de fábricas e tecnologias inovadoras.

A sustentabilidade e o futuro energético também terão espaço com a apresentação de Amanda Duarte Gondim, coordenadora da Rede Brasileira de Bioquerosene, que falará sobre Biocombustíveis Avançados: A Nova Fronteira para o Etanol Brasileiro. O cenário internacional será contemplado por Julian Lucuara, da Asocaña, com o panorama do setor de cana na Colômbia.

À tarde, os participantes poderão escolher entre salas temáticas, com destaque para:

  • Açúcar – foco na máxima recuperação e qualidade;
  • Gestão de Ativos – manutenção, sensores e confiabilidade;
  • Etanol, Fermentação e Levedura – eficiência e biotecnologia;
  • Biogás, SAF e Biocombustíveis – alternativas renováveis e de baixo carbono.

Segundo dia (quinta-feira 22/05)

No segundo dia, a atenção se volta para o futuro industrial, com debates sobre etanol de milho, reúso de água, automação em tempo real e o impacto da qualidade da matéria-prima no processo industrial. Um painel com executivos de grandes grupos encerra a manhã com um panorama dos principais desafios enfrentados pelas usinas brasileiras.

As salas temáticas da tarde continuam com foco técnico, incluindo temas como:

  • Extração & Processos – práticas e melhorias contínuas;
  • Gestão Online & Automação – digitalização e controle em tempo real;
  • Cogeração & Balanço Térmico – eficiência energética nas usinas.

Com mais de 50 especialistas e executivos do Brasil e da América Latina, o SINATUB 2025 promete ser um marco para a excelência industrial, inovação tecnológica e sustentabilidade no setor bioenergético.

Acesse o temário completo do evento em: https://drive.google.com/file/d/1TLFJRGgFy5wLyy-bzJEAGU6qIylUtGVz/view?usp=sharing

Participe! As inscrições para o Congresso Internacional SINATUB25 podem ser feitas em www.sinatub.com.br