SINATUB

Como agregar valor ao etanol sem perda de eficiência de destilação

Processo de extração de impurezas pode provocar perdas de até 5% na produção de etanol especial

Como agregar valor ao etanol sem perda de eficiência de destilação

“A produção de etanol especial tipo Coreia, H1 e outros, requer maior extração de impureza, processo que pode levar até 5% do etanol produzindo, anulando ou reduzindo a margem de ganho.” O alerta é feito por Edemilson Bombo Lacerda, Diretor da EBL Consultoria de Processos.

O assunto será tema da palestra “Agregando valor ao etanol sem perda de eficiência de destilação”, que será ministrada por Lacerda no próximo SINATUB, que será realizado nos próximos dias 22 e 23 no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho – SP.

Segundo Lacerda, com o preço do etanol combustível estagnado, há a possibilidade de agregar mais valor ao etanol produzindo etanóis especiais. “A escolha da especificação a ser produzida e o método aplicado à produção podem impactar diretamente na rentabilidade almejada, dependendo da eficiência do processo utilizado”, assegura o consultor.

Lacerda ressalta que para a produção deste tipo de etanol com eficiência, é necessária a escolha de um processo de remoção de impurezas que não aumente as perdas de etanol pela degasagem ou descarte de impurezas mais pesadas, explica o especialista.

Em sua 11ª edição, o SINATUB é promovido pela ProCana e reúne uma série de cursos voltados para diretores, gerentes, supervisores, técnicos e outros profissionais da área industrial, por meio da apresentação de cases de usinas e de grandes especialistas da área.

Os cursos têm como objetivo compartilhar conhecimentos e melhores práticas em tecnologias, equipamentos, acessórios, sistemas, projetos e normas do processo agroindustrial.

Nesta 11ª edição, serão realizados cursos nas áreas de “Balanço de Massa e Energia”, “Fabricação de Açúcar”, “Tratamento de Caldo”, “Fermentação, Destilação e Levedura”.

Serviço:

22/mai 11º SINATUB – Balanços de Massa e Energia, Tratamento de Caldo e Fabricação de Açúcar

23/mai 11º SINATUB – Fermentação, Destilação e Levedura

Local: Centro de Eventos Zanini

Avenida Marginal João Olézio Marques – Sertãozinho, SP

Faça a sua inscrição, clique aqui.

Banner Revistas Mobile