SINATUB

Algoritmos ajudam usinas a melhorar sua performance industrial

O tema será um dos destaques do Congresso Sinatub 2025, com a participação do engenheiro Douglas Mariani, que apresentará inovações em modelos matemáticos para otimização

Algoritmos ajudam usinas a melhorar sua performance industrial

Nos dias 21 e 22 de maio de 2025, Ribeirão Preto (SP) será palco do Congresso SINATUB 2025 – Usinas de Alta Performance Industrial (SINATUB25),  um dos principais encontros de inovação e inteligência operacional da agroindústria bioenergética. 

Entre os destaques do evento está a palestra de Douglas Mariani, Head de Desenvolvimento e Implementação da Soteica, que abordará a aplicação de algoritmos inteligentes e modelos matemáticos para a otimização da operação de usinas.

Mariani mostrará como a tecnologia pode transformar áreas críticas da indústria, como a cogeração de energia, a produção de açúcar, etanol, a redução de perdas e, mais recentemente, a produção de biogás.

Como reduzir perdas nos processos industriais

Durante sua apresentação, ele demonstrará casos práticos de aplicação da tecnologia em clientes, explicando como os modelos matemáticos contribuem para melhorar a performance, aumentar a eficiência e reduzir perdas nos processos industriais.

“Vamos apresentar como a tecnologia de otimização e os modelos matemáticos podem ajudar as usinas a elevar seus planos industriais a um novo patamar de rendimento”, destaca Mariani.

Promovido pela ProCana Brasil desde 2001, o SINATUB é reconhecido como uma plataforma essencial para atualização e networking no setor bioenergético. 

A edição de 2025 terá um formato exclusivo, dividido em dois eixos:

  • Plenária Principal, com palestras e painéis sobre cases reais e debates de alto nível.
  • Salas Temáticas, com masterclasses técnicas em áreas específicas, como fermentação, extração, gestão de ativos, produção de açúcar, gestão online de processos, além de biogás e biometano.

O evento acontecerá no Royal Tulip JP Ribeirão Preto.

As inscrições já estão abertas no site oficial: www.sinatub.com.br.