Eventos

Pesquisador do IPEA abordará a “Competitividade Internacional da Agricultura Brasileira” no X Abisolo Fórum e Exposição

A Abisolo anuncia a participação do pesquisador Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Jose Eustáquio Ribeiro Vieira Filho

Pesquisador do IPEA abordará a “Competitividade Internacional da Agricultura Brasileira” no X Abisolo Fórum e Exposição

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) anuncia a participação do pesquisador Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Jose Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, como palestrante no primeiro dia do X Abisolo Fórum e Exposição, que será realizado nos dias 05 e 06 de junho, em Campinas – SP. Sob o tema “Competitividade Internacional da Agricultura Brasileira: Status, Riscos e Oportunidades”, Vieira Filho apresentará uma análise abrangente da importância das cadeias de grãos na economia brasileira e na competitividade global da agricultura do país.

O palestrante antecipa que uma das observações a serem abordadas durante o evento da Abisolo é o fato de que o Brasil se destaca como o maior exportador líquido de alimentos do mundo. Ao analisar os principais exportadores globais, explica Vieira Filho, o Brasil ocupa uma posição de destaque, demonstrando sua significativa contribuição para a segurança alimentar global. Um gráfico apresentado pelo palestrante comprovará que, desde 2015, o saldo da balança comercial brasileira no setor agropecuário tem sido consistentemente positivo, evidenciando a robustez e a resiliência do setor.

Além disso, Vieira Filho abordará questões relacionadas à sustentabilidade produtiva e ao cumprimento de critérios ESG (ambientais, sociais e de governança). Ele destacará indicadores como o “efeito poupa-floresta”, que evidenciam o compromisso do Brasil com práticas agrícolas sustentáveis. Comparando dados de produção e emissões de carbono ao longo das últimas décadas, o especialista explica que o Brasil se destaca como líder na eficiência de produção por unidade de emissão, demonstrando um notável avanço na redução da pegada de carbono do setor agrícola, resume o palestrante.

Evento contará com quatro painéis temáticos

A programação do X Abisolo – Fórum e Exposição está dividida em quatro painéis.  No dia 05 de novembro, primeiro dia do evento, o painel de abertura será dedicado ao tema “Ambiente de negócios e competitividade”, considerando a competitividade internacional do agronegócio, segurança jurídica, ambiente de negócios, sustentabilidade da produção agrícola brasileira e o mercado de carbono.

Em seguida, no período da tarde, o segundo painel vai tratar da “Sustentabilidade Econômica da Produção Agrícola”. As palestras nesse painel vão apresentar o cenário macroeconômico, político e geopolítico do setor de fertilizantes.

No dia 06, a programação da manhã será retomada com o terceiro painel, dedicado a mostrar a “Evolução tecnológica do setor”. Neste painel serão apresentadas pesquisas científicas recentes com temas relacionados aos aspectos fisiológicos da absorção foliar; interação entre a nutrição mineral e doença de planta; a mitigação de estresse abiótico e os microrganismos solubilizadores de nutrientes.

O quarto e último painel do evento será dedicado à Inteligência de Mercado, quando será apresentado o potencial de adoção de uso dos fertilizantes especiais nas culturas: soja, milho e cana-de-açúcar.

Para acompanhar a agenda do evento X Abisolo – Fórum e Exposição, conhecer outros palestrantes e efetuar inscrições, basta acessar o site do evento:  forum.abisolo.com.br

Serviço:

X Abisolo Fórum e Exposição

Data: 05 e 06 de junho de 2024

Local: Expo Dom Pedro (Campinas – SP)

Mais informações: forum.abisolo.com.br

Banner Revistas Mobile