Renata Sodré Viana Egreja Junqueira, membro do Conselho da Diana Bioenergia, foi uma das premiadas do MasterCana Centro-Sul 2024 na categoria que homenageia as mulheres mais influentes do setor.
Formada em medicina dermatológica, Renata é filha do fundador da Diana Bioenergia. Em 2016, ela decidiu focar seus estudos na cultura da cana-de-açúcar, iniciando sua carreira no setor sucroenergético no departamento agrícola da usina.
Ao perceber a baixa participação feminina na área, Renata liderou a criação de um programa para aumentar a inclusão das mulheres, além de desenvolver um plano de carreira voltado para lideranças femininas em todos os setores da empresa. Este programa não só incentivou a contratação de mulheres, mas também forneceu treinamentos específicos para capacitá-las e integrá-las em posições estratégicas dentro da empresa. Como resultado, a participação feminina na Diana Bioenergia aumentou significativamente, alcançando 17,69% do quadro de colaboradores em 2023.
Na edição anterior do prêmio, Renata já havia sido reconhecida como Empresária do Ano. Em 2024, foi novamente destacada como uma das mulheres mais influentes do setor. “Para mim, é uma honra. Este prêmio eu compartilho com todas as mulheres da Diana Bioenergia. É um grande reconhecimento para o nosso setor, que tem uma enorme oportunidade para a geração de empregos em todas as esferas. Esta premiação é um sinal de que estamos quebrando barreiras, mas ainda há muito a ser conquistado. Continuaremos trabalhando por isso”, afirmou Renata.
A cerimônia de entrega do Prêmio MasterCana Centro-Sul 2024 acontecerá no dia 12 de agosto, a partir das 19h, no Espaço Golf, em Ribeirão Preto – SP. O evento, que marca a abertura social da Fenasucro & Agrocana, reunirá importantes personalidades do setor, além de representantes de empresas e entidades ligadas à bioenergia.
Simultaneamente ao MasterCana Centro-Sul, será realizada a 17ª edição do Prêmio MasterCana Social. Em parceria com o GERHAI – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria, o evento busca incentivar, reconhecer e premiar práticas de gestão de pessoas e responsabilidade socioambiental das empresas do setor sucroenergético, empresas de bens de capital da cadeia produtiva, entidades representativas e fornecedores de produtos e serviços, que contribuem para a promoção do bem-estar social e do desenvolvimento sustentável.
Este prêmio destaca iniciativas inovadoras que promovem a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a melhoria das condições de trabalho no setor. As empresas premiadas são reconhecidas por seus esforços em criar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, refletindo um compromisso contínuo com a responsabilidade corporativa.