Lins Agroindustrial brilha no MasterCana 2025 com quatro prêmios

A Lins Agroindustrial foi um dos grandes destaques do MasterCana Brasil & Award 2025, principal premiação do setor bioenergético. A empresa conquistou quatro importantes reconhecimentos: três troféus como Usina do Ano nas categorias Prevenção Ambiental, Manutenção Industrial e Automação Agrícola. Além do prêmio individual de Rodrigo Corrêa, diretor agrícola, eleito o profissional mais influente do setor agrícola.

Corrêa destacou a conquista coletiva: Esse reconhecimento é fruto de um trabalho construído com dedicação, inovação e propósito, e não poderia deixar de agradecer à Lins Agroindustrial, pela confiança depositada, e a toda a equipe agrícola e da automotiva, que diariamente contribui para a evolução, eficiência, inovação e sustentabilidade das nossas operações.

Prevenção Ambiental

Na categoria Prevenção Ambiental, a Lins Agroindustrial foi premiada pelo Programa Semear, coordenado por Olivia Pinheiro, gerente de sustentabilidade. O programa é uma das principais iniciativas da usina para a restauração ecológica e o enfrentamento das mudanças climáticas. Até 2024, o Semear já havia plantado mais de 1,28 milhão de mudas nativas em 755 hectares, beneficiando 113 propriedades rurais em oito municípios paulistas. O projeto, gratuito para fornecedores e parceiros, contribui para a conservação dos recursos hídricos, reflorestamento de APPs e proteção da fauna local.

Manutenção Industrial

Em Manutenção Industrial, a Lins recebeu o prêmio pelo projeto “EAM – Análise de Espessura”. Desenvolvido pela equipe de confiabilidade liderada por Bruno Ferreira e Eudes Henrique. A iniciativa substituiu o controle manual por um sistema digital integrado ao ERP (SAP). O sistema coleta e analisa dados via Power BI, melhorando a segurança operacional, reduzindo falhas e aumentando a eficiência dos equipamentos.

Automação Agrícola

Na área de Automação Agrícola, o reconhecimento veio pelo trabalho de Carlos Eduardo Toledo, coordenador de inteligência da informação. A usina integrou seu ERP ao Operation Center da John Deere, possibilitando o envio remoto de mapas de aplicação e parâmetros de operação. A inovação permite monitoramento em tempo real, uso mais eficiente de insumos e combustível. Com índices de assertividade acima de 85%, elevou o padrão de sustentabilidade e produtividade agrícola.

Melhores momentos

Assista à integra da premiação no canal oficial do Youtube do JornalCana.