Lins Agroindustrial brilha no MasterCana 2025 com quatro prêmios

A Lins Agroindustrial foi um dos grandes destaques do MasterCana Brasil & Award 2025, principal premiação do setor bioenergético. A empresa conquistou quatro importantes reconhecimentos: três troféus como Usina do Ano nas categorias Prevenção Ambiental, Manutenção Industrial e Automação Agrícola. Além do prêmio individual de Rodrigo Corrêa, diretor agrícola, eleito o profissional mais influente do setor agrícola.

Corrêa destacou a conquista coletiva: Esse reconhecimento é fruto de um trabalho construído com dedicação, inovação e propósito, e não poderia deixar de agradecer à Lins Agroindustrial, pela confiança depositada, e a toda a equipe agrícola e da automotiva, que diariamente contribui para a evolução, eficiência, inovação e sustentabilidade das nossas operações.

Prevenção Ambiental

Na categoria Prevenção Ambiental, a Lins Agroindustrial foi premiada pelo Programa Semear, coordenado por Olivia Pinheiro, gerente de sustentabilidade. O programa é uma das principais iniciativas da usina para a restauração ecológica e o enfrentamento das mudanças climáticas. Até 2024, o Semear já havia plantado mais de 1,28 milhão de mudas nativas em 755 hectares, beneficiando 113 propriedades rurais em oito municípios paulistas. O projeto, gratuito para fornecedores e parceiros, contribui para a conservação dos recursos hídricos, reflorestamento de APPs e proteção da fauna local.

Manutenção Industrial

Em Manutenção Industrial, a Lins recebeu o prêmio pelo projeto “EAM – Análise de Espessura”. Desenvolvido pela equipe de confiabilidade liderada por Bruno Ferreira e Eudes Henrique. A iniciativa substituiu o controle manual por um sistema digital integrado ao ERP (SAP). O sistema coleta e analisa dados via Power BI, melhorando a segurança operacional, reduzindo falhas e aumentando a eficiência dos equipamentos.

Automação Agrícola

Na área de Automação Agrícola, o reconhecimento veio pelo trabalho de Carlos Eduardo Toledo, coordenador de inteligência da informação. A usina integrou seu ERP ao Operation Center da John Deere, possibilitando o envio remoto de mapas de aplicação e parâmetros de operação. A inovação permite monitoramento em tempo real, uso mais eficiente de insumos e combustível. Com índices de assertividade acima de 85%, elevou o padrão de sustentabilidade e produtividade agrícola.

Melhores momentos

Assista à integra da premiação no canal oficial do Youtube do JornalCana.

Joacir Gonçalves

Repórter

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência