O ano de 2024 será um marco na história da usina “Da Mata Açúcar e Álcool”. Fundada em maio de 2006, a empresa localizada no município paulista de Valparaíso espera produzir a maior safra de sua história, fechando o ciclo 2024/25 com 5,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas.
Abertura de novas áreas; instalação de uma nova torre de comunicação para melhorar o alcance do sinal e da qualidade das transmissões dos dados; aquisição de novos tratores, pulverizadores, caminhões transbordos e colhedoras; intensificação dos tratos culturais e reforma no parque de bioenergia explicam a expectativa de salto na produção.
Outra estratégia que deve ser essencial para esse recorde é a ampliação das áreas irrigadas e fertirrigadas via tecnologia de gotejamento. A usina Da Mata já adota essa ferramenta há algumas safras, com resultados bastante positivos. Atualmente, uma única estrutura é responsável por irrigar 980 hectares de canaviais. No entanto, a empresa deve finalizar em breve a construção de uma nova estrutura, que irá ampliar a área gotejada para 4 mil hectares.
Um dos mais modernos do mundo, o projeto de irrigação por gotejamento da usina Da Mata será um dos destaques da programação do 6º Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (IRRIGACANA), que será realizado pelo GIFC (Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-Açúcar) nos dias 28 e 29 de agosto, em Ribeirão Preto-SP. Na ocasião, o diretor da usina, Newton Antônio Chucri, apresentará com detalhes as estratégias adotadas, bem como os benefícios alcançados.
Serviço
Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (IRRIGACANA)
Data: 28 e 29 de agosto de 2024
Local: Multiplan Hall Ribeirão Shopping – Ribeirão Preto/SP
Inscrições abertas: https://forms.gle/LLT94pvHiXFpd5bw5
Mais informações: [email protected] ou www.gifc.com.br/irrigacana-2/