Eventos

GAFFFF neutraliza emissões de carbono com energia renovável

Organizado pela DATAGRO e apresentado pela XP, megaevento reunirá palestrantes internacionais, agtechs, gastronomia e música nos dias 27 e 28 de junho

GAFFFF neutraliza emissões de carbono com energia renovável

A DATAGRO, consultoria agrícola que atua em mais de 50 países, firmou uma parceria com a Tereos para neutralizar a pegada de carbono da energia elétrica que será consumida pelo Global Agribusiness Festival (GAFFFF), maior festival de cultura agro do mundo. O acordo prevê que as emissões de carbono decorrentes do consumo de energia elétrica do evento sejam compensadas com créditos de energia de fonte sustentável.   

O festival será realizado no Allianz Parque, em São Paulo, nos dias 27 e 28 de junho, e espera reunir 25 mil pessoas.   

“A sustentabilidade é pilar fundamental do GAFFFF. Essa iniciativa reafirma nosso compromisso com a agenda verde e com a construção de um futuro mais sustentável, não só para o agronegócio, mas para o Brasil e o mundo. Acreditamos que eventos dessa magnitude podem ser agentes de mudança e inspirar o setor a adotar práticas mais sustentáveis”, destaca Luiz Felipe Nastari, diretor de comunicação e eventos da DATAGRO.   

Os créditos são gerados pela certificação I-REC (do inglês International REC Standard), um sistema global reconhecido em cerca de 70 países, que comprova a origem renovável da energia utilizada por empresas, indústrias e residências. A certificação foi obtida pela Tereos em 2021 e garante que a energia elétrica gerada é proveniente da biomassa da cana-de-açúcar.  

“A Tereos é uma das líderes na produção de açúcar, etanol e energia no país. Geramos energia elétrica sustentável a partir da biomassa da cana-de-açúcar, reaproveitando resíduo de nossa produção dentro da lógica da economia circular em que atuamos, reaproveitando praticamente 100% de nossa matéria-prima. Por meio de parcerias como essa com o GAFFFF, contribuímos para diminuir a pegada de carbono de eventos culturais, levando mais sustentabilidade”, comenta Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.    

Com o objetivo de conectar o campo e a cidade, o GAFFFF foi concebido a partir de quatro pilares: palestras internacionais (Forum), feira de negócios com mais de 100 empresas e startups (Fair), aulas de gastronomia no espaço chamado Arena de Fogo (Food), além dos shows de música sertaneja (Fun). Artistas como Chitãozinho & Xororó, Jorge & Mateus, Paula Mattos, Fiduma e Jeca, dentre outros se apresentarão no festival.    

No espaço Arena, o público poderá assistir a mais de 30 painéis com nomes de destaque no cenário internacional, como a ativista política moçambicana Graça Machel, o físico Marcelo Gleiser, e o cientista político Parag Khanna.   

O GAFFFF também oferecerá, no meio do Allianz Parque, aulas de gastronomia com chefs internacionais na chamada Arena de Fogo. Desde o tradicional churrasco americano até uma costela especial, preparados por Helô Palácio, Adriano Andrade, Paulo Yoller, Luciano Araújo, Roberto Bocabello, Paula Labaki, Helvecio Maciel, Ligia Karazawa e Chico Mancuso, os participantes do Festival terão acesso a esta experiência gastronômica comandada pelo premiado chef Marcos Livi, gratuitamente.    

GAF  

Com mais de 15 horas conteúdo, o Global Agribusiness Forum (GAF) ocorrerá simultaneamente no Allianz Parque, mas em uma área restrita aos convidados. Organizado pela DATAGRO desde 2012, o Fórum se propõe a discutir as tendências e desafios do agronegócio.    

Neste ano, painéis sobre transição energética e a produção sustentável no campo devem ditar a tônica do evento.    

“Considerando os nomes que confirmaram presença, os representantes da sociedade civil, empresas e governos, o GAF, certamente, estará posicionado como uma prévia do que vai ser a COP30, em Belém (PA), no ano que vem. O Brasil tem papel central na produção de alimentos e na transição energética, e tem feito seu papel criando regulações que permitam um ambiente de negócios para atrair investimentos internacionais”, afirma Plinio Nastari, presidente da DATAGRO.   

Ingressos   

Além dos ingressos tradicionais, que dão direito a um dia inteiro de evento, os interessados podem adquirir o GAFFFF PASS, passaporte para os dois dias de programação completa do festival, exceto Global Agribusiness Forum.    

Também há opção de ticket apenas para os shows dos artistas que se apresentarão no palco principal, denominado Pista Premium. Neste caso, os visitantes poderão acessar as dependências do estádio a partir das 18 horas.     

Realizadores   

O GAFFFF, assim como o Global Agribusiness Forum, organizado desde 2012, é realizado em conjunto por: DATAGRO, Sociedade Rural Brasileira (SRB), Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), Aliança Internacional do Milho (Maizall), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a Bioenergia Brasil, e União Nacional do Etanol de Milho (Unem).   

Banner Evento Mobile