Eventos

Evento discute uso do etanol em veículos híbridos e como fonte para célula de combustível

Furgão elétrico e-NV200 da Nissan movido a Célula de Combustível alimentada por etanol (Foto: Divulgação/Unica)
Furgão elétrico e-NV200 da Nissan movido a Célula de Combustível alimentada por etanol (Foto: Divulgação/Unica)

O emprego do etanol em veículos híbridos e como fonte de energia para automóveis com célula de combustível será tema do 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018.

Programado entre 3 e 5 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), o evento irá promover o debate desta temática no Painel Engenheiros-Chefe, tendo como foco a abordagem do papel do etanol no desenvolvimento dos chamados powertrains do futuro.

“É um tema que precisa ser discutido com grande responsabilidade e que representa a oportunidade da engenharia brasileira ter uma posição diferenciada no que diz respeito à eletrificação veicular”, frisa o chairperson do Comitê de Eventos Especiais do Congresso SAE BRASIL 2018, Ricardo Bacellar, da KPMG, em comunicado para a imprensa.

Leia também: Case de diminuição de índice de pragas da Usina Ipiranga será tema de evento

Melhor caminho 

Ainda que a opção pelos híbridos esteja cada vez mais em evidência, o chaiperson salienta que pesquisas recentes apontam que 78% dos executivos da indústria automotiva veem a célula de combustível como o melhor caminho entre alternativas tecnológicas de propulsão.

Estes mesmos estudos indicam também que, entre 2030 e 2040, o mercado estará dividido em partes iguais entre motores à combustão, bateria, híbridos e célula de combustível.

Justamente por conta dessa perspectiva, Bacellar enxerga como fundamental a discussão de questões envolvendo os potenciais dos híbridos flex e da célula de combustível com etanol no mercado nacional, a capacidade da engenharia brasileira viabilizar esse avanço antes de outros países e ainda projetar o Brasil como possível exportador dessas soluções tecnológicas.

Debatedores

Para esse debate, o Painel Engenheiros-Chefe do Congresso SAE BRASIL 2018 terá convidados de alta relevância, como o professor doutor Daniel Zanetti de Fiorio, da Universidade Federal do ABC, o gerente de engenharia de produto da Nissan do Brasil, Ricardo Abe e o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Magneti Marelli Powertrain e Sistemas Eletrônicos, Gino Montanari.

“Com essa mescla de nomes de alta relevância, tendo representantes de uma montadora, de um fornecedor e um pesquisador, teremos condições de oferecer um panorama bem abrangente aos participantes”, argumenta Bacellar. O mediador do painel será o diretor de planejamento e engenharia da HPE Automotores do Brasil Ltda., Reinaldo Muratori.

O Painel Engenheiros-Chefe terá suas atividades no segundo dia do Congresso SAE BRASIL 2018, marcado para 4 de setembro, às 16h.

Sobre o Congresso SAE BRASIL 2018
“A Engenharia do Futuro – Novos Horizontes para a Mobilidade” é o tema do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018, que ocorrerão de 3 e 5 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).

A 27ª edição traz uma novidade: será a primeira vez que ocorrerá de forma integrada a um evento de outro setor, a ExpoAlumínio, realizada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. Simultâneas e compartilhando um mesmo pavimento de três mil metros quadrados, as duas programações esperam reunir um público aproximado de 17 mil visitantes, em três dias de atividades.

Sobre a SAE BRASIL
A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos, executivos, acadêmicos e estudantes de engenharia unidos pela missão de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade nos modais: automotivo, aeroespacial, ferroviário e naval.

A SAE BRASIL é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo, que teve início em 1991 quando executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade face ao processo de globalização, tiveram a iniciativa de criar no país uma afiliada da SAE International.

Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de seis mil associados e dez seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.