Wellington Bernardes, De Ribeirão Preto
Aconteceu ontem, dia 11 de setembro, em Ribeirão Preto, SP, o Curso de Processos, Tratamento de Caldo e Fermentação, promovido pela Sinatub em parceria com a ProCana Brasil. Os 80 participantes do evento acompanharam temas sobre a otimização de processos para melhorias na produção de açúcar e etanol.
Durante a manhã desta quinta-feira aconteceu a primeira parte do curso, com abertura do professor Henrique Vianna de Amorim, da Fermentec. O professor detalhou algumas experiências com processos fermentativos, e alertou sobre a importância do preparo da equipe para obtenção de melhores resultados. “Devemos fornecer constante preparo e informação para a equipe que está no controle da fermentação, isto possibilita uma homogeneização da produção, importante fator para otimizar resultados”, explica.
O professor biomédico Mário César Souza e Silva, diretor da MC Desinfecção Industrial, falou sobre o controle biológico do processo fermentativo. Para o biomédico, falta maior especialização na área microbiológica no setor sucroenergético. “Há carência de normatizações nos processos microbiológicos, a indústria demanda técnicas que quantifiquem os níveis bacterianos em tempo hábil, e minha palestra focou nesta vitória da microbiologia contra o tempo”, explicou.
A gerente de pesquisa da ProSugar, Cristiane Maria, falou sobre o programa ProEthanol, sistema que visa a sustentabilidade da fermentação, sem uso de antibióticos ou ácido sulfúrico, a pesquisadora trouxe para o público a experiência do programa na Pitangueiras Açúcar e Álcool, evidenciando as melhorias nos processos fermentativos, como aumento do teor de álcool e baixa produção de ácidos orgânicos.
O engenheiro do CTC Jaime Finguerut, abordou as tecnologias para produção de etanol celulósico, e enfatizou a importância desta tecnologia para o setor conseguir saltos produtivos. O último a palestrar na primeira parte do evento foi o engenheiro Edivaldo Bilko Ferezini, diretor técnico comercial da Big Tecnologia Industrial, que apresentou de forma prática os recursos para filtração de Iodo decantado em filtros rotativos à vácuo.
No período da tarde, o engenheiro químico, Fernando Medeiros de Albuquerque, da Medeiros Consultoria, conversou com os presentes sobre as inovações que acontecem desde seus primeiros anos de trabalho no setor sucroenergético, para Medeiros, o principal fator de inovação é a qualificação da mão de obra. Fernando Cullen Sampaio, diretor da FCS Engenharia, comentou sobre gerenciamento de perdas e otimização nos processos industriais, Cullen listou oito grandes perdas na produção de etanol e açúcar, como paradas não programadas e perda de continuidade. A última palestra do curso foi apresentadada pelo engenheiro Marcos Katsuda Ito, que abordou maneiras para incrementar a qualidade na produção de açúcar, aplicação de ozônio para aumento da recuperação da fábrica e processos de clarificação de caldo e xarope.
Após as palestras os organizadores iniciaram o painel de debates, momento para os participantes e convidados da mesa conversarem sobre os atuais entraves para o setor sucroenergético, e trocarem experiências vivenciadas em suas unidades.
Próximo evento
Capacitar profissionais no desenvolvimento de planos de manutenção com o uso da metodologia centrada em confiabilidade é o objetivo do curso a ser realizado nos dias 18 e 19 de setembro pela Sinatub Tecnologia. Denominado ‘Treinamento de Desenvolvimento de Planos de Manutenção baseado em Confiabilidade’, o curso acontece na cidade de Ribeirão Preto (SP).
Mais informações e inscrições através do telefone (16) 3911-1384 ou pelo email [email protected].