Detalhes sobre a 46ª edição do EIMA International, evento global de máquinas agrícolas, que ocorrerá de 6 a 10 de novembro de 2024, em Bolonha, foram apresentados durante a 29ª Agrishow pela diretora do Escritório da Agência ICE de São Paulo, Maria Maddalena Del Grosso, e pelo vice-diretor da FederUnacoma, Fabio Ricci.
Maria Maddalena destacou a importância estratégica da agricultura para a economia brasileira, ressaltando que o Brasil é o terceiro maior produtor agrícola do mundo, atrás apenas dos EUA e da China, e um dos maiores exportadores globais junto com os EUA.
Ricci reforçou que as relações comerciais entre Itália e Brasil já são bastante sólidas. A Itália é o décimo fornecedor de máquinas agrícolas para o Brasil, com um aumento significativo nas exportações de veículos mecânicos para a agricultura entre 2019 e 2023.
O vice-presidente também comentou que as exportações italianas para o Brasil cresceram de 23 milhões de euros em 2019 para mais de 46 milhões em 2023, tornando o Brasil o segundo maior mercado sul-americano para exportações italianas, atrás apenas do Chile.
Segundo ele, a 46ª edição da EIMA International representa uma oportunidade importante para fortalecer ainda mais essa parceria. O evento contará com 14 setores de especialização e cinco salões temáticos, apresentando mais de 50 mil modelos de máquinas, equipamentos e componentes para agricultura.
A EIMA 2024 terá, além das exposições tradicionais, um calendário de reuniões e testes dinâmicos, incluindo demonstrações de tratores finalistas do Trator do Ano e veículos para cadeias de abastecimento de bioenergia.