O editor do JornalCana, Luiz Montanini, recebeu na noite de ontem (27) o prêmio Especialistas, promovido pela Revista Negócios da Comunicação em parceria com o Cecom — Centro de Estudos da Comunicação, realizado no auditório do CIEE — Centro de Integração Empresa-Escola, em São Paulo, capital.
O prêmio contemplou jornalistas que atuam em áreas segmentadas e foram eleitos através de pesquisa efetuada com jornalistas de todo o Brasil.
Cerca de 60 mil links de pesquisa foram enviados para os profissionais da área de comunicação indicarem quais os principais especialistas em suas respectivas áreas.
“Há anos o jornalismo vem se segmentando e hoje temos uma terceira e quarta gerações de segmentações. O setor sucroenergetico, por exemplo, é a segmentação do setor agrícola geral que, por sua vez, foi destacado e ampliado das antigas páginas únicas sobre agricultura dos grandes jornais. E hoje, o próprio setor sucroenergético foi segmentado em áreas: etanol, açúcar, bioeletricidade, etc, cada uma delas precisa de jornalistas especializados, que se aprofundem em temas tocados apenas de passagem pela mídia geral. O jornalista especializado é como o médico especialista – o clínico geral tem sua importância, mas o especialista vai às origens e raízes. Destarte, precisa estar sempre atualizado”, comentou Montanini.
O jornalista e editor, que atua desde 2002 no JornalCana — publicação impressa, que é o principal veículo de comunicação do setor sucroenergético —, foi laureado na categoria Biocombustíveis e Energia Renovável.
“Quanto ao prêmio, o reconhecimento é sempre bom, mas todo jornalista sabe que, no final, nada mais é do que um operário das letras, como costuma dizer meu querido amigo e repórter do JornalCana Renato Anselmi que, aliás, hoje é especializado em tecnologias agrícolas e industriais no setor sucroenergético”, concluiu Luiz Montanini.
Confira imagens: