A 17ª edição da Conferência CITI ISO DATAGRO de Açúcar e Etanol, marcada para o dia 08 de maio em Nova York (EUA), terá a participação do presidente-executivo e do presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), Renato Cunha e Pedro Robério de Melo Nogueira. Cunha fará a moderação do painel “Expectativas para a safra 2024-2025 e perspectivas para o Brasil” e Pedro Robério será um dos palestrantes em outro painel, abordando o tema “Brasil – Políticas Públicas para a Transição Energética Sustentável”.
“O novo agronegócio brasileiro tem como protagonistas o etanol e o açúcar. O etanol como biocombustível pioneiro na cena global e o segundo uma commodity em permanente destaque na pauta brasileira de exportações”, afirma Cunha, que também preside o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE).
Pedro Robério, que também preside o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçucar-AL) complementa: “A agroindústria sucroenergética faz-se presente, com grande destaque, nos objetivos ambientais do Brasil na COP-30 a ser realizada em Belém e no contexto da segurança alimentar global”.
Os executivos da NovaBio integram uma representação de peso que inclui os deputados federais Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), relator do projeto Combustível do Futuro na Câmara Federal, e José Vitor (PL-MG), presidente da Frente Parlamentar do Etanol. Também participam o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, o presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (UNICA), Evandro Gussi, e o presidente da Bioenergia Brasil, Mário Campos Filho.
No painel com mediação de Renato Cunha, participam o presidente da Consultoria DATAGRO, Plínio Nastari, e o presidente da Organização Internacional do Açúcar (ISSO), José Olive. No total, serão oito painéis no evento realizado pela ISO em parceria com a DATAGRO e o Citibank, reconhecido desde sua primeira edição como o evento técnico oficial do New York Sugar Dinner e tradição na comunidade global de açúcar e etanol. A edição de 2003 reuniu mais de 400 participantes, diversas autoridades e 30 palestrantes de entidades setoriais e do mercado financeiro.