Tecnologia de monitoramento em tempo real permite detectar focos de incêndio com alta precisão
O período de seca deste ano tende a ser um dos mais críticos para as lavouras de cana-de-açúcar. Esta estiagem é algo preocupante para quem produz cana, pois o perigo de incêndio é maior e caso ele ocorra, o prejuízo é certo.
Diante disso é preciso pensar em prevenir e mitigar os incêndios. Atenta a essa questão, a Canaoeste lançará para os seus associados, no dia 19 de julho, às 09h, no auditório da associação, em Sertãozinho, o Programa de Prevenção e Monitoramento de Incêndio nas Lavouras.
A associação investiu em uma tecnologia de monitoramento em tempo real, desenvolvida pela empresa GMG Ambiental, que mostra os locais com maior risco de incêndio, direção do vento, topografia e até mesmo focos de incêndio com alta precisão. Caso a ferramenta detecte algum foco de incêndio, a equipe de suporte da Canaoeste entra em contato com a usina, vizinhos, Corpo de Bombeiros e o proprietário da lavoura para informar o ocorrido e as providências que foram tomadas.
De acordo com Fábio Soldera, engenheiro agrônomo do departamento Jurídico da Canaoeste, o produtor associado está preocupado com a sua lavoura no campo e em produzir e colher mais. “O associado não tem tempo disponível para monitorar os focos de incêndio e por essa razão optamos por monitorar e entregar esse serviço para ele, mostrando que temos profissionais altamente capacitados para realizar o monitoramento, sem maiores preocupações para o produtor”, explica.
Para o gestor corporativo da Canaoeste, Almir Torcato, um ponto que aflige todos os produtores é a questão das multas ambientais devido aos incêndios. “Somos a primeira associação a fazer esse monitoramento 24 horas por satélite para prevenir a queimada e, além da prevenção, a ferramenta permite o lastro de provas para a questão de defesas ambientais. O compromisso da Canaoeste é levar o que há de melhor para os associados, seja na área técnica-agronômica, jurídica e ambiental”, destaca.
Até o momento, mais de 130 mil hectares de cana são monitorados pela ferramenta.
Após o lançamento do Programa, os porta-vozes da Canaoeste e da empresa desenvolvedora do software de monitoramento, a GMG Ambiental, estarão disponíveis para entrevistas.
Serviço
Lançamento do Programa de Prevenção e Monitoramento de Incêndio nas Lavouras dos Associados da Canaoeste
Data: 19/07/18
Local: Auditório Fernandes dos Reis (Auditório da Canaoeste) – Rua Dr. Pio Dufles, 532 – Sertãozinho, SP
Horário: às 09h