No CANABIO25, em Ribeirão Preto/SP, o pesquisador e produtor de cana Prof. Gaspar Korndörfer destacou que o principal fator de perda de produtividade na cana-de-açúcar continua sendo o estresse hídrico. E, diante de períodos cada vez mais prolongados de seca, os remineralizadores surgem como uma das ferramentas mais eficientes para fortalecer o sistema radicular e aumentar a resiliência da cultura.

Korndörfer falou sobre minerais que liberam silício e potássio de forma gradual. Permitindo que a planta mantenha processos fisiológicos essenciais mesmo sob baixa disponibilidade de água. O silício, em especial, atua diretamente na redução da transpiração. Melhora a eficiência no uso da água e fortalece os tecidos, tornando a planta mais tolerante ao calor e à seca.

Raízes mais profundas

Ensaios apresentados mostram que sistemas manejados com remineralizadores tendem a desenvolver raízes mais profundas. Com maior capacidade de explorar o solo em busca de umidade e nutrientes. Além disso, o silício fortalece a parede celular e reduz o ataque de pragas como broca e cigarrinha, agregando benefícios indiretos ao vigor do canavial.

Para o pesquisador, os remineralizadores não substituem a irrigação, mas reduzem significativamente os danos causados pela falta de chuva, ajudando a manter produtividade e estabilidade ao longo dos cortes. É um caminho sólido para unir regeneração do solo, sustentabilidade e resultados agronômicos consistentes.

A íntegra da palestra está disponível no canal do JornalCana no YouTube.