No CANABIO25, em Ribeirão Preto/SP, o pesquisador e produtor de cana Prof. Gaspar Korndörfer destacou que o principal fator de perda de produtividade na cana-de-açúcar continua sendo o estresse hídrico. E, diante de períodos cada vez mais prolongados de seca, os remineralizadores surgem como uma das ferramentas mais eficientes para fortalecer o sistema radicular e aumentar a resiliência da cultura.

Korndörfer falou sobre minerais que liberam silício e potássio de forma gradual. Permitindo que a planta mantenha processos fisiológicos essenciais mesmo sob baixa disponibilidade de água. O silício, em especial, atua diretamente na redução da transpiração. Melhora a eficiência no uso da água e fortalece os tecidos, tornando a planta mais tolerante ao calor e à seca.

Raízes mais profundas

Ensaios apresentados mostram que sistemas manejados com remineralizadores tendem a desenvolver raízes mais profundas. Com maior capacidade de explorar o solo em busca de umidade e nutrientes. Além disso, o silício fortalece a parede celular e reduz o ataque de pragas como broca e cigarrinha, agregando benefícios indiretos ao vigor do canavial.

Para o pesquisador, os remineralizadores não substituem a irrigação, mas reduzem significativamente os danos causados pela falta de chuva, ajudando a manter produtividade e estabilidade ao longo dos cortes. É um caminho sólido para unir regeneração do solo, sustentabilidade e resultados agronômicos consistentes.

A íntegra da palestra está disponível no canal do JornalCana no YouTube.

Joacir Gonçalves

Repórter

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência