
A pesquisadora Rafaella Rossetto, do IAC abriu o segundo e último dia do CANABIO25 Regenerar é preciso, que transformou nesses dois dias (8 e 9) o Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto – SP, no epicentro do manejo da cana regenerativa.
Ao longo desses dois dias o evento reuniu grupos, usinas, produtores e pesquisadores que destacaram os desafios e apresentaram soluções que já estão sendo aplicadas no campo.
Conhecimento a ser explorado
“Qualidade do Solo na Agricultura Regenerativa” foi o tema apresentado por Raffaella Rossetto, que abordou as interações da ciência do solo visando sua qualidade.
“Abordei diversos parâmetros de pesquisas para estabelecer qual o melhor tipo de solo” destacou Rossetto, que informou ainda que estima-se que conhecemos apenas 1% do total de microrganismos que atuam no solo.
O que dá uma dimensão do universo ainda a ser explorado e o quanto se pode avançar quando se trata de agricultura regenerativa.
Em seguida foram apresentadas as palestras:
- Inovação e Regeneração para o Futuro da Agricultura, com Walmor Roim, Gerente de Marketing Corporativo da Allterra.
- Case Clealco: Manejo na Utilização de Produtos Biológicos com Foco no Controle de Estria Vermelha, Nematóides e Broca com Leonardo Petean, Coordenador de Desenvolvimento Agronômico e Qualidade Agrícola da Clealco.
- Domínio da Fisiologia: A Base da Resiliência e da Produtividade da Cana com Israel Lyra, Diretor Comercial da Kracht.
Painel – Revolução no Manejo Canavieiro
- Uso de Biológicos Substituindo os Químicos, Reduzindo Custos e Aumentando a Produtividade com Douglas Dumont Silva Miranda, Gerente Agrícola na Silvio de Castro Cunha Junior.
- 4º EIXO: Preparo Profundo, Colheitas Sustentáveis: o Solo como Pilar da Agricultura Regenerativa na Cana-de-açúcar, com José Cristóvão Momesso, Engenheiro Agrônomo MSc., Diretor-Geral do Instituto CANAEX.
- Novos Conceitos na Produção de Cana: Produtividade com Sustentabilidade e Rentabilidade, com Julio Campanhão, Consultor na Agrocamp.
- Alta Produtividade Regenerativa a Baixo Custo com Ricardo Delarco, sócio proprietário da RR Agrícola.
Ao final das apresentações do painel “Revolução no manejo canavieiro”, foi realizado um debate entre os painelistas com mediação de Thiago Gomes Veloso Araújo, gerente agrícola da Usina Rio Amambaí Agroenergia.
Vem aí a “Copa Regenerativa”
Ao final, como o assunto não se esgota, CEO da ProCana Brasil, Josias Messias, já anunciou a próxima edição do CANABIO, previsto para os dias 10 e 11 de junho do próximo ano, que em clima de copa do mundo, já antevê a escalação do melhor time de técnicos, especialistas, produtores, usinas para compor o elenco do CANABIO26.