Durante o CANABIO25 – Regenerar é preciso, realizado em Ribeirão Preto (SP), Maurício Komori, da Agronelli Soluções, fez um alerta: é impossível falar em sustentabilidade e produtividade sem antes construir um perfil de solo equilibrado.

“A planta não come, ela bebe. E para isso, precisa de um sistema radicular ativo em um solo quimicamente corrigido e fisicamente permeável”, destacou.

Komori reforçou que o tema Construção de Perfil de Solo não é novo, mas precisa ser resgatado com uma nova mentalidade. “Será que estamos olhando tanto para o novo e esquecendo o que já temos em mãos?”, provocou, ao defender que o maior gargalo produtivo da cana pode estar na falta de atenção às camadas mais profundas do solo.

Silício e a resistência das plantas

A Agronelli, com sede em Uberaba (MG), desenvolve soluções como o gesso agrícola e o Agrosilício — produto à base de silicato de cálcio e magnésio, com pegada de carbono zero — que alia correção do solo e sustentabilidade.

Segundo Komori, o uso do silício melhora a resistência das plantas, reduz pragas e promove maior eficiência no aproveitamento de fósforo e outros nutrientes.

 “Nem tudo que vemos na superfície tem correspondência com o que está abaixo. O segredo é fazer o básico bem feito”, concluiu Komori.

A íntegra da apresentação está disponível no canal do YouTube do JornalCana.