O futuro do consumo de energia elétrica no Brasil para empresas de diferentes portes passa por transformações guiadas pelo cenário das mudanças climáticas e o progressivo processo de digitalização e abertura do mercado livre. A previsão é de que a demanda contratada diretamente de fornecedores alcance 50% do total da eletricidade consumida no país até 2028, o que inclui energia gerada por soluções bioenergéticas como o biogás e o biometano, bem como novas fontes como hidrogênio verde.
O ESS 2024, marcado para acontecer entre 22 e 23 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista, vai apresentar painéis e debates sobre experiências em andamento e seus resultados, soluções disponíveis, além de conteúdos introdutórios para executivos que buscam entender melhor sobre o sistema eletroenergético. A programação foi construída a partir de três pilares: custo, eficiência e sustentabilidade, sendo estruturada para atender cada tipo e tamanho de empresa, como os consumidores de alta e média tensão.
Serão debatidos temas como modelos de contratação de energia, acesso ao mercado livre, eficiência energética, cases de eletrificação, autoprodução, mercado de carbono, energia eólica, abertura do mercado de gás natural, armazenamento e o potencial da bioenergia e do hidrogênio.
Entre os confirmados em painéis do dia 23/10 estão Renata Isfer, presidente executiva da Abiogás; Fernanda Delgado, diretora executiva da ABIHV; Maria Gabriela Oliveira, Diretora de Energia Renovável da Atlas Agro; Paulo Squariz, diretor de Energia da Suzano; Igor Fonseca, Head of Power do Santander e Sofia Maia, Head of Country Transition Research, que fechará o evento com uma plenária especial.
Já no dia 22/10, primeiro dia do evento, estão nomes como Paulo Pedrosa, presidente da Abrace; Davi Bomtempo, Superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria; Fernando Lopes, diretor do Instituto Totum; Alexandre Ramos, presidente do Conselho da CCEE; Rodrigo Ferreira, presidente da Abraceel e Marilia Rabassa, Head of Consulting Services da Cela.
Na parte de empresas, destaque para participações de executivos da Engie; Atlas Renewable Energy; Raízen; Comerc Energia; Unipar; Dow. Já os grandes consumidores estarão representados por empresas como Minerva Foods; Azul Linhas Aéreas; Braskem; Gerdau; Albras; Unigel; Pague Menos, entre outras.
Serviço:
Energy Solutions Show
22 e 23 de outubro, no São Paulo Expo
Credenciamento de imprensa:
Confira a programação completa aqui: