Eventos

Alagoas inspira o mundo e celebra 100 anos do etanol

Evento de celebração dos 100 anos do etanol no Brasil foi realizado na Usina Serra Grande, em São José da Laje (AL)

Alagoas foi palco na segunda-feira, 08 de setembro, da celebração dos 100 anos do etanol no Brasil, um combustível que foi desenvolvido no estado e hoje é referência mundial em energia limpa e renovável.

A data histórica foi marcada por uma solenidade na Usina Serra Grande, no município de São José da Laje, onde o engenheiro químico e empresário Salvador Lyra realizou, em 1924, os primeiros testes com o biocombustível derivado da cana-de-açúcar, destaca texto de Jaci Lira no Portal Política Alagoana.

O evento, que foi promovido pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol em Alagoas (Sindaçúcar-AL), em parceria com a Usina Serra Grande e o Governo de Alagoas, reuniu autoridades, líderes empresariais, representantes do setor e convidados.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, e pelo diretor-presidente da Usina Serra Grande, Luiz Antônio Bezerra.

Celebração e Legado do Etanol em Alagoas

A programação começou no Museu da Usina Serra Grande, com o lançamento do livro comemorativo dos 100 anos do etanol, editado pelo Sindaçúcar-AL e seguiu com o descerramento de uma placa em homenagem ao centenário.

No pátio industrial, discursos ressaltaram a importância histórica e econômica do etanol, combustível que se consolidou como alternativa estratégica para a transição energética e para o processo de descarbonização.

Um dos momentos mais simbólicos foi o desfile da primeira locomotiva que transportou etanol para os postos de combustíveis em Alagoas e Pernambuco, relembrando a trajetória de inovação que começou no interior alagoano e ganhou o Brasil.