53ª Reunião da ASSCT destaca os desafios da produção de cana nos EUA

A 53ª Reunião Anual da American Society of Sugar Cane Technologists (ASSCT), que reúne as divisões da Flórida e da Louisiana, será realizada de 24 a 26 de junho de 2025 no Sunseeker Resort, em Charlotte Harbor, Flórida (EUA). 

O evento, que é o mais tradicional e técnico da cultura da cana nos Estados Unidos, reunirá os principais nomes da pesquisa, indústria e campo para discutir os desafios e inovações que moldam o futuro da cadeia produtiva.

A programação começa na tarde do dia 24 com o credenciamento e a recepção de boas-vindas, seguida de sessões gerais e técnicas nos dias 25 e 26, com destaque para as áreas de agricultura, manufatura, genética, automação, sustentabilidade e biotecnologia.

Produção de açúcar de cana nos EUA atinge recorde

O encontro da ASSCT acontece em um momento de alta histórica na produção de açúcar nos Estados Unidos. Segundo dados do USDA, o país deverá produzir 9,4 milhões de toneladas curtas (STRV) de açúcar na safra 2024/25, com aproximadamente 4,15 milhões de toneladas oriundas da cana-de-açúcar, principalmente nos estados da Louisiana e Flórida.

A Louisiana, inclusive, ultrapassou a Flórida nesta temporada, com uma estimativa de 2,085 milhões de STRV, contra 2,066 milhões da Flórida. O Texas, por sua vez, deixou de produzir açúcar de cana em 2024, após o fechamento de sua última usina, impactado por uma prolongada seca.

Apesar da evolução, o setor enfrenta desafios importantes, como os eventos climáticos extremos e a pressão por métodos de produção mais sustentáveis — como o fim das queimadas e a adoção de colheita mecanizada, já comuns no Brasil. Essas questões estarão no centro dos debates da ASSCT.

Um palco para o conhecimento

A ASSCT também se consolida como espaço de inovação científica. A programação inclui sessões de pôsteres com pesquisas de universidades americanas e latino-americanas, além de apresentações sobre genômica, robótica, inteligência artificial, fertilização, pragas, doenças e melhorias no processo fabril.

Segundo o secretário geral da Associação, Jeff Hoy, o evento será uma oportunidade única de atualização e relacionamento:A ASSCT também se consolida como espaço de inovação científica. A programação inclui sessões de pôsteres com pesquisas de universidades americanas e latino-americanas, além de apresentações sobre genômica, robótica, inteligência artificial, fertilização, pragas, doenças e melhorias no processo fabril.

Segundo o secretário geral da Associação, Jeff Hoy, o evento será uma oportunidade única de atualização e relacionamento:

“Este é o momento ideal para aprender sobre as últimas pesquisas, conhecer expositores e interagir com colegas do setor canavieiro”.

Com a produção americana em ascensão e o setor pressionado por inovação e sustentabilidade, a 53ª ASSCT Joint Annual Meeting reafirma o papel do evento como uma plataforma para o intercâmbio de conhecimento técnico-científico e para o fortalecimento das conexões entre os profissionais da canavicultura no continente americano.

Joacir Gonçalves

Repórter

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência