JornalCana

Evento discutirá produção de biocombustiveis na Amazônia

De acordo com a Agência Câmara, a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional vai realizar audiência pública para discutir as alternativas de produção de biocombustíveis na Amazônia.

O debate, proposto pelos deputados Gervásio Oliveira (PMDB-AP) e Hamilton Casara (PSDB-RO), foi aprovado na quarta-feira, 16 de novembro, pela comissão. Eles afirmam que a Amazônia, por receber grande quantidade de energia solar, tem condições muito favoráveis de gerar biomassa, que poderia ser utilizada na produção de biocombustíveis a partir da mandioca e do dendê.

Os deputados destacam as vantagens econômicas dessa produção, que poderá proporcionar uma maior inclusão social na região amazônica, já que um barril de óleo de dendê custa 50 dólares (R$ 110), enquanto o de petróleo vale cerca de 60 dólares (R$ 132) no mercado internacional. Oliveira e Casara salientam também o fato do biocombustível representar uma fonte de energia renovável e não poluidora, que não prejudica a camada de ozônio nem agrava o efeito estufa.

Serão convidados para o evento: o analista sênior de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia, Antônio René Iturra; o professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais (UFV), Juarez de Sousa e Silva; o professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV, Paulo Henrique Alves da Silva e a pesquisadora da Universidade Católica Dom Bosco, Marney Pascoli Cereda.

O local e a data da audiência pública ainda não foram definidos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram