JornalCana

Evento discute crises ambientais no agronegócio

A Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) realizará nos dias 22 e 23 de novembro o I Workshop sobre Crises Ambientais no Agronegócio. O evento é voltado aos fornecedores de cana e produtores rurais e será realizado no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. Serão cinco palestras no primeiro dia e outras duas no segundo, além de um painel, que encerrará o evento.

A abertura do evento será às 8h30, com a participação de autoridades e lideranças do setor, e a primeira palestra, às 9h00, será proferida pelo advogado Antonio Fernando Pinheiro Pedro, do escritório Pinheiro Pedro Advogados, que abordará “Código Florestal: situação atual e desafios”. Às 10h30, o consultor ambiental Luiz Carlos Silva de Moraes falará sobre “Reserva Legal e APP: influência dos aspectos funcionais no regime jurídico”.

Às 14 horas, a pauta será a questão da “Reserva Florestal Legal” e às 15h30, “Propriedade e Reserva Legal: função social e licenciamento ambiental” será o tema da apresentação da advogada Simone Nogueira, também do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Às 16h45 o professor Luiz Antonio Titton, da Fundace (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia), abordará “Impactos Sócio-Econômicos da Reserva Legal”.

No segundo e último dia do evento, haverá as palestras sobre “Soberania Ambiental: desenvolvimento econômico x interesses internacionais”, com o consultor independente e editor do site Alerta em Rede, Nilder Costa, às 8h30, e às 10h15, José Galizia Tundisi, do Instituto Internacional de Ecologia, falará sobre “Compensação Ambiental em Bacias e Microbacias Hidrográficas: imposições e inviabilidades”.

Às 14 horas, será realizado o painel “Propostas de Reestruturação do Código Florestal”, com a participação do advogado Antonio Fernando Pinheiro Pedro, do juiz de Direito aposentado José Maria da Costa, da diretora-executiva da Abag-Ribeirão Preto, Mônika Bergamaschi, do professor Nivar Gobbi, do Centro de Estudos Ambientais da Unesp, e do deputado federal Duarte Nogueira, da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara. O moderador do painel será o advogado da Canaoeste, Juliano Bortoloti.

De acordo com o presidente da Canaoeste, Manoel Ortolan, a legislação ambiental gera muitas dúvidas entre os produtores e o objetivo do evento é permitir a discussão sobre o assunto e sobre os projetos que envolvem a produção no campo e que estão em discussão no Congresso Nacional. Segundo ele, a Canaoeste foi pioneira na realização de ciclos de palestras sobre a questão ambiental por conta da importância e o interesse dos produtores.

Para participar do evento, as inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas através dos telefones (16) 3623 5307 ou (16) 3946 3313.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram