JornalCana

Evento discute ações ambientais em escolas de Alagoas

Aproximadamente 40 educadores participaram, na última quinta-feira, dia 13 de março, de um dia dedicado ao planejamento das ações ambientais que serão desenvolvidas este ano nas escolas de São Miguel dos Campos. O evento, ocorrido no auditório da Escola Conceição Lyra, mantida pela Usina Caeté S/A, reuniu professores das usinas Caeté e Roçadinho e das redes municipal e particular de ensino.

Durante o período da manhã, os técnicos do IPMA fizeram uma avaliação das atividades realizadas em 2002. De acordo com o coordenador do Programa de Educação Ambiental do IPMA, Rogério Araújo, o grande diferencial do trabalho que vem sendo desenvolvido em 18 municípios alagoanos é a integração que o setor sucroalcooleiro está promovendo. Segundo ele, cada usina associada está ampliando a capacitação para professores dos municípios onde estão inseridas.

A diretora da Escola Conceição Lyra, Betânia Leite, relatou as ações feitas em 2002, que tiveram como mote principal a preservação da Mata Atlântica. Entre as atividades relacionadas pela educadora estão a criação de um arboreto, concursos de cartazes, dramatizações e visitas à mata da fazenda Varrela.

As 14 escolas pertencentes ao município apresentaram seus trabalhos e um dos pontos mais interessantes foi o desenvolvimento de oficinas ambientais envolvendo não apenas os alunos como também seus pais. A Escola Nunila Machado, da rede particular de ensino, através do projeto “Posivida”, traçou um perfil ambiental de São Miguel dos Campos, por meio de enquetes com a comunidade da região, socializando o conhecimento. A unidade educacional também vem produzindo periodicamente um informativo denominado “Ecojornal”, divulgando as principais ações e projetos ambientais da escola.

A proposta apresentada pelo coordenador do IPMA foi para que todas as unidades educacionais participantes do Programa de Educação Ambiental desenvolvam ações conjuntas, com o objetivo de estabelecer um intercâmbio cultural. Na avaliação de Rogério Araújo, a troca de experiências é fundamental para a dinamização do projeto.

Ao final do evento foram escolhidos nove temas relacionados com a Mata Atlântica que serão trabalhados durante o primeiro semestre deste ano. Para a Semana do Meio Ambiente, festejada mundialmente no período de 2 a 7 de junho, ficou agendada uma grande exposição com os principais projetos desenvolvidos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram