JornalCana

Evento da Fermentec apresenta pesquisa com leveduras personalizadas em Ribeirão

A 32ª Reunião Anual da Fermentec, realizada de 22 a 26 de maio, traz uma série de novidades em 2011, como o maior destaque para a área agrícola, a apresentação de uma pesquisa com leveduras personalizadas, e a mudança do evento para Ribeirão Preto (SP), no Centro de Convenções.

Serão apresentadas novidades principalmente em relação à produção de etanol por meio do eucalipto e sorgo. O uso das cascas de eucalipto será apresentado pelo professor Carlos Labate, da Esalq/USP. Labate descobriu que na casca do eucalipto há açúcar fermentável e não é necessário fazer um processo como o do etanol de segunda geração.

Alguns testes com hidrólise (transformação da celulose em açúcar fermentável) para aumentar a produtividade do eucalipto já forma realizados. “Com a soma dos dois processos daria para produzir 3 mil litros de etanol por hectare”, diz.

A experiência com o sorgo será tema de duas palestras. Uma grande diferença do sorgo em relação à cana é o cultivo a partir das sementes e possui um ciclo vegetativo mais curto. O sorgo se tornou uma alternativa devido à sua tolerância na estiagem e em regiões de solo com menor fertilidade. A moagem pode ser feita durante a entressafra, aumentando a oferta de etanol no mercado, e a para a produção é possível utilizar os mesmos equipamentos. O bagaço também pode ser aproveitado para a geração de energia.

O presidente da Fermentec, Henrique Amorim, vai encerrar o evento mostrando as últimas pesquisas com leveduras que são selecionadas e aplicadas em uma usina ou destilaria específica para aumentar a produtividade. Na parte de fermentação serão apresentados resultados de diversas pesquisas com alto teor alcoólico, leveduras de segunda geração, medições, contaminantes, entre outras, com o objetivo de contribuir para o aumento do rendimento das usinas.

Como já é tradição, em todas as edições há uma palestra voltada para a motivação e desenvolvimento pessoal. O convidado deste ano é o professor Luiz Marins. Antropólogo formado na Austrália, licenciado em história e direito, o professor Marins é autor de 25 livros sobre motivação, sucesso, administração, vendas e empreendedorismo.

Finalmente, as palestras dos expositores, o espaço oferecido pela Fermentec para as empresas apresentarem seus produtos, serão realizadas no mesmo auditório da Reunião Anual antes do coffee break e não mais em locais separados. O evento é restrito a clientes da empresa.

Serviço:

32ª Reunião Anual da Fermentec

Data: 24 a 26 de maio

Local: Centro de Convenções.

Endereço: Rua Bernardino de Campos, 999. Ribeirão Preto, SP.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram