JornalCana

Eurodeputados defendem energia renovável

A União Européia (UE) deve apostar claramente pelo desenvolvimento de energias renováveis, especialmente o “hidrogênio verde”, para evitar a dependência do petróleo, que registra preços cada vez mais caros e voláteis, afirmaram o Parlamento Europeu e a Comissão Européia (CE). Um grupo de eurodeputados de todos os grupos políticos no Parlamento Europeu lançou uma iniciativa a favor do “hidrogênio verde” porque “no momento em que o barril de petróleo está perto de US$ 70, temos que ir à frente”, disse em entrevista coletiva o liberal italiano Vittorio Prodi.

Com o apoio do comissário europeu do Meio Ambiente, Stavros Dimas, e do presidente da Eurocâmara, Josep Borrell, os eurodeputados publicaram um “Manifesto para lançar a economia do hidrogênio”.

O manifesto propõe diversas ações, como a implementação de projetos piloto para o uso do hidrogênio tanto público como privado em áreas como iluminação urbana, calefação, ar condicionado, telecomunicações e transportes. Além disso, defende a cooperação entre administrações locais e a indústria da energia; criação de um consórcio para a compra de equipamentos para a produção de energias renováveis.

O manifesto também prevê a promoção de campanhas de informação locais, nacionais e européias, e o apoio ao desenvolvimento de redes interativas de pequenos produtores e consumidores de energia.

Outras idéias são a introdução de esquemas de incentivos fiscais e financeiros para permitir a compra de equipamentos de energias renováveis e hidrogênio, e estabelecer padrões de eficiência energética.

Além disso, o documento defende a emissão de eurobônus para apoiar o esforço que a UE tem que fazer neste campo – idéia que os membros da Eurocâmara não precisaram, já que “é algo que seria preciso resolver junto às instituições financeiras” -, sobre o que Prodi disse que é “importante a participação dos cidadãos neste esforço”.

Os eurodeputados anunciaram que, no final de outubro ou começo de novembro, publicarão um “mapa” sobre quais os investimentos necessários e as decisões fiscais a adotar para realizar seu plano de promover a energia do hidrogênio.

O comissário europeu do Meio Ambiente insistiu em que “precisamos de uma mudança fundamental no esquema de energia de nossa sociedade”, e considerou que o hidrogênio “representa a possibilidade de resolver muitas dificuldades”.

“Diante da grande alta do preço do petróleo, vemos uma situação de escassez”, e por isso a importância de reforçar a pesquisa em energias renováveis, como o hidrogênio de baixo teor de carbono.

Borrell expressou sua confiança de que esta iniciativa “seja amparada pelos que têm capacidade de propor na União Européia”, e defendeu a necessidade de “desenvolver energias renováveis de forma maciça”, o que “não será feito sem grande apoio público”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram