Mercado

EUA sinalizam incluir açúcar no acordo com América Central

Os Estados Unidos sinalizaram que querem incluir o açúcar no Tratado de Livre Comércio com a América Central (Cafta), mas informaram que estão abertos para realizar mudanças que possam incrementar a demanda interna ou limitar a importação.

Os produtores americanos de açúcar são contra a inclusão do açúcar no acordo com o Cafta.

Caso o acordo se firme, permitirá a entrada de 107 mil toneladas adicionais por ano aos EUA e este volume crescerá 2% ao ano nos próximos 15 anos.

Em reunião realizada no dia 15 de junho entre os congressistas dos estados produtores de açúcar dos EUA e o secretário americano de Agricultura, Mike Johanns, foi colocada na mesa a proposta de se exigir o uso nacional de 100 milhões de litros de álcool por ano produzidos a partir da cana-de-açúcar, com um subsídio de um dólar por galão. Atualmente, os Estados Unidos produzem álcool a partir do milho, com um subsídio de 51 centavos de dólar por galão. O Havaí é o único Estado americano que pode produzir álcool a partir da cana.

Contudo, mesmo com a proposta de novo subsídio ao álcool, os produtores de açúcar não se mostram favoráveis ao acordo com o Cafta.

Banner Revistas Mobile