JornalCana

EUA querem ‘parceria estratégica’ com Brasil

O subsecretário de Estado americano para Assuntos Políticos, Nicholas Burns, deverá aportar no Brasil na próxima semana para propor ao governo federal uma “parceria estratégica” no setor de produção de álcool e biocombustível. “A idéia é estudar a viabilidade de introduzir álcool em países [americanos], e identificar áreas onde o setor privado poderia investir mais. O governo dos Estados Unidos entrará com recursos, e o Brasil, possivelmente, também”, afirma reportagem deste segunda-feira do jornal americano Miami Herald.

A iniciativa pretenderia “aumentar a segurança energética” no continente. Além disso, poderia gerar mais empregos nas áreas rurais dos países pobres do continente.

Mas o projeto pode ter ainda motivações e desdobramentos políticos. Um deles seria conter a influência da Venezuela, maior produtora de petróleo do continente. Isso porque o presidente Hugo Cháves tem trabalhado juntamente com outros países produtores pelo aumento do preço do combustível, além de colocar-se como antípoda do governo americano. Washington, porém, nega que o plano do álcool tenha esse objetivo.

As exportações brasileiras de álcool combustível devem alcançar 1,3 bilhão de dólares até 2010 – o dobro do valor vendido ao exterior em 2005. A previsão, feita pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi publicada na edição desta segunda-feira do jornal britânico The Times.

http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1&textCode=123550&date=currentDate

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram