Mercado

EUA estão na corrida por liderança mundial de álcool

Os Estados Unidos caminham a passos largos para alcançar a liderança mundial na produção de álcool. O aumento da demanda norte-americana pelo etanol tem como reflexo a política nacional de combustíveis que está em discussão no Congresso e Senado daquele país.

No mês de maio, por exemplo, as destilarias dos EUA produziram um volume recorde, de 175 mil barris de álcool por dia, segundo informações da Associação de Combustíveis Renováveis (a RFA, Renewable Fuels Association). Os volumes ficaram 36% acima do produzido na média diária do mesmo mês de 2002, de 129 mil litros.

A tendência é de que a produção seja ainda maior nos próximos meses. As indústrias americanas projetam que a oferta de álcool neste ano alcance 2,7 bilhões de galões (ou 10,22 bilhões de litros), atingindo um volume recorde, o que representará um crescimento de 27% sobre a oferta de 2002, de 2,13 bilhões de galões (ou 8 bilhões de litros). A oferta americana aproxima-se da produção brasileira, que deve ficar em 14 bilhões de litros na safra 2003/04.

As 73 plantas instaladas nos Estados Unidos têm capacidade de ofertar 2,9 bilhões de galões (10,97 bilhões de litros). Os investimentos em destilarias de álcool não param de crescer. Para aumentar a capacidade de produção, 13 novas plantas estão em construção para absorver a maior demanda, de acordo com informações da RFA.

A expectativa é ofertar 5 bilhões de galões (ou 18,9 bilhões de litros) anuais até 2012. Diferentemente do Brasil, a principal matéria-prima para a produção de álcool é o milho. O incentivo ao etanol vai beneficiar os produtores de grãos, que hoje recebem pesados subsídios do governo americano.

Confira matéria completa na edição de Julho do JornalCana.

Banner Revistas Mobile