Mercado

Ethanol Trading busca parceria com a Transpetro

A Ethanol Trading, formada por um pool de usinas para exportar álcool, deverá oficiar em agosto a criação da trading para começar a atuar no setor. Também no próximo mês poderá fechar uma parceria com a Transpetro, empresa controlada pela Petrobras, informou Roberto Gianetti da Fonseca, presidente da empresa.

A parceria com a Petrobras dará à nova trading toda a infra-estrutura necessária para se exportar álcool. “A parceria será importante, uma vez que dará maior segurança aos potenciais países importadores”, informou Gianetti.

A empresa foi idealizada pelos principais grupos de açúcar e álcool do país para concentrar as exportações brasileiras de álcool. A nova trading conta com a adesão de mais de 200 usinas, que concentram cerca de 80% da produção de álcool do país. Vão participar da nova empresa as usinas sucroalcooleiras do Centro-Sul e do Nordeste do país.

Todo o álcool usado como garantia de capital deverá ser lacrado e armazenado, com a fiscalização de auditoria independente. Segundo Gianetti, a Petrobras deverá ser parceira da Ethanol Trading, uma vez que possui estrutura de transporte e armazenagem do combustível nos portos.

Para Gianetti, a Ethanol Trading deverá servir como elo entre o mercado interno e os potenciais importadores. O Brasil deverá exportar nesta nova safra, a 2004/05, de 1,5 bilhão a 2 bilhões de litros. Em três anos, a perspectiva é de que as exportações alcancem até 4 bilhões de litros.

Segundo ele, as usinas terão de investir no aumento da produção de álcool no país para atender toda à demanda.

A nova trading pretende fazer a captação de R$ 150 milhões, dos quais 90% do total será em forma de estoques de álcool para dar garantia de volume aos países importadores. Os 10% restantes são o capital que deverá garantir a infra-estrutura para armazenagem do álcool e infra-estrutura logística.

Banner Revistas Mobile