JornalCana

Ethanol Summit começa no dia 4

Uma discussão ampla sobre o etanol. Esse é o objetivo da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) com a realização da São Paulo Ethanol Summit 2007 nos próximos dias 4 e 5 de junho, no World Trade Center (WTC) em São Paulo. Segundo o presidente da entidade, Eduardo Pereira de Carvalho, o evento, que terá a presença de especialistas de todo o mundo, tem como proposta mostrar as diferentes visões sobre o etanol.

Além de quatro plenárias sobre os desafios e as novas fronteiras do biocombustível, haverá painéis sobre tecnologia, pesquisa e desenvolvimento; sustentabilidade; mercados e sustentação política e parlamentar. Participarão do evento engenheiros, usineiros, distribuidores, pesquisadores e representantes do governo do Brasil e de outros países.

No mercado interno, a meta do setor é expandir o uso do biocombustível nos carros flex. Os veículos, que podem ser abastecidos com álcool ou gasolina, representam 15% da frota e mais de 80% da produção automobilística brasileira. Cerca de 70% dos motoristas que têm carros flex abastecem com álcool. Os outros 30% ainda usam gasolina, pelo fato de o preço não compensar, em especial nos estados em que a tributação é alta, ou por mitos sobre a qualidade do álcool.

No Brasil, já foram vendidos 3 milhões de veículos flex. A Volkswagen, primeira montadora a lançar um veículo bicombustível em 2003, é responsável por 1 milhão de veículos com essa tecnologia.

Futuro – Embora a produção brasileira de álcool ainda seja destinada quase exclusivamente ao mercado interno, o País prepara-se para atender o externo com a instalação de novas usinas e expansão da lavoura. “Os investimentos de hoje são para longo prazo”, afirma o gerente de comércio de álcool e oxigenados da Petrobras, Sillas Oliva Filho.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram