JornalCana

Ethanol Day será aberto hoje em São Paulo

O Ethanol Day, que contempla a VIII Conferência Internacional da Datagro, sobre Açúcar e Etanol, e a cerimônia de entrega do Prêmio MasterCana Brasil 2008, será aberto oficialmente hoje (27), às 14h, no Grand Hyatt, em São Paulo, SP.

A Conferência será apresentada pelo diretor-presidente da Datagro, Plínio Nastari, e reunirá produtores, fornecedores, traders, investidores, bancos, corretoras, distribuidoras e demais agentes do mercado internacional de álcool.

O Ethanol Day, um dos principais destaques do calendário de eventos do setor sucroalcooleiro, será encerrado nesta terça-feira (28), a partir das 19h30, com a premiação do MasterCana Brasil. O tradicional evento, realizado há 20 anos, premia as melhores usinas, grupos produtores, lideranças, entidades e empresas do setor sucroalcooleiro no Brasil.

Após a recepção de boas-vindas, Nastari fará a palestra de abertura abordando o comportamento dos mercados de açúcar e etanol no Brasil em 2008, além das expectativas para 2009. Em seguida, o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Vicente Bertone, falará sobre o zoneamento agrícola e a produção de açúcar e etanol.

O economista da Datagro, Guilherme Nastari, vai mostrar mito e realidade sobre a correlação entre os preços de commodities agrícolas e energéticas. O primeiro ciclo de palestras será encerrado pelo diretor do Center for Agricultural and Rural Development, Bruce Babcock, da Universidade Estadual de Iowa, EUA. O especialista falará sobre os limites do crescimento da produção de etanol nos EUA”.

No dia 28, a conferência será aberta às 9h15, com palestra do diretor-executivo da International Sugar Organization (ISO), Peter Baron, que falará sobre o cenário mundial do açúcar. Em seguida, das 10h00 às 10h45, o Economista Sênior da Food and Agriculture (Roma, Itália), Joseph Schmidhuber, falará sobre as terras para a agricultura no mundo?

A partir das 12h45, um painel constituído por dez presidentes de sindicados das usinas de açúcar e etanol mostrará o posicionamento estratégico da indústria brasileira frente à expansão do mercado e às crescentes exigências da sociedade. Os painéis terão a participação de especialistas do Paraná, Maranhão, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco e Goiás.

À tarde, um painel especial, vai explorar o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade na Indústria Sucroalcooleira, com a participação do presidente da SE2T International, Sérgio Trindade, e o representante da universidade australiana de MacQuarie, John Mathews. Em seguida, Charlote Opal, de Lausanne, Suíça, mostrará como os biocombustíveis podem ser produzidos de forma sustentável.

O papel dos biocombustíveis no futuro da energia mundial será tema abordado pelo pesquisador da International Energy Agency (Paris, França), Ralph Fims. Na última palestra do dia, Neva Rockefeller Goodwin, que carrega um sobrenome intimamente ligado ao petróleo, mas que hoje defende com veemência o uso da energia limpa, mostrará Uma nova visão sobre o futuro da energia no mundo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram