JornalCana

ETH inaugura usina e olha ativos no mercado

A ETH Bionergia, empresa do grupo Odebrecht, inaugurou ontem sua usina na cidade Caçu (GO). A unidade Rio Claro deverá moer nesta safra entre 800 mil a 1 milhão de toneladas. A empresa, que foi criada há dois anos, também estuda oportunidades de aquisições no mercado.

Segundo José Carlos Grubisich, presidente da ETH, a empresa prioriza seus projetos greenfield. Em setembro, outras duas unidades serão inauguradas. Uma delas será a usina Conquista do Pontal, em São Paulo, e a outra no Mato Grosso do Sul, a usina Santa Luzia.

Com apenas dois anos de atividade, a ETH Bioenergia inicia a operação dos seus primeiros projetos greenfield localizados em Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Juntas, as três novas unidades terão capacidade final de moagem de 18 milhões de toneladas de cana por safra.

“Isto é um feito para uma empresa que foi criada há dois anos”, afirmou Grubisich. Além das três novas unidades, a ETH já opera duas usinas: Alcídia, localizada em Teodoro Sampaio (SP) e Eldorado, instalada em Rio Brilhante (MS).

Nesta safra, as usinas em operação do grupo têm capacidade instalada para moer 13,2 milhões de toneladas de cana. Mas deverá processar neste ciclo cerca de 8 milhões de toneladas, o dobro do volume de 2008/09.

Até 2012, as novas unidades passarão por novos ciclos de investimentos e cada uma delas atingirá capacidade instalada de moagem de 6 milhões de toneladas por safra. Nesse contexto, o investimento total em cada greenfield terá sido de R$ 900 milhões e a capacidade instalada de moagem total das cinco unidades da ETH será de 28 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra.

Com o mercado em crise e muitas usinas à venda, a ETH tem olhado boas oportunidades no mercado, mas não está em negociação no momento. O grupo tem avaliado os ativos da Brenco, mas não assinou acordo de due dilligence, segundo o executivo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram