Mercado

ETH Bioenergia lança programa de sustentabilidade em Goiás

Em continuidade às ações estratégicas de sustentabilidade da ETH Bioenergia, foi lançado na última quinta-feira, 03/03, o Programa Energia Social para Sustentabilidade Local no município de Mineiros, em Goiás. O objetivo é contribuir para a melhoria das condições socioeconômicas e ambientais das regiões próximas à Unidade produtiva da ETH, a Morro Vermelho. O Programa Energia Social já foi lançado nos Estados de São Paulo, Goiás e do Mato Grosso do Sul, onde a ETH opera outras unidades de bioenergia.

Na opinião de Carla Pires, responsável por Sustentabilidade na ETH, o Programa promoverá o desenvolvimento sustentável. “O sucesso do Programa depende do envolvimento da comunidade, dos parceiros e do governo local. A integração de todos os atores, com vistas a transformações sociais, ambientais e econômicas, vai gerar melhorias na qualidade de vida e no bem estar da população de Mineiros, como vem ocorrendo em outros Estados onde o Energia Social foi aplicado”.

Sobre o programa

O Programa prevê ações, investimentos e capacitações educativas sobre temas relativos à sustentabilidade: social, ambiental e econômica. As capacitações são abertas à comunidade. O Instituto 5 Elementos, responsável por desenvolver programas de fomento às redes socioambientais e de sustentabilidade de São Paulo, apoiará na gestão participativa e mobilização comunitária do Programa na região. A proposta é formar uma rede de gestão participativa com representantes da ETH, dos governos municipais e lideranças comunitárias, formando um Conselho Comunitário e quatro Comissões Temáticas para desenvolver ações e administrar os investimentos que estejam dentro dos critérios do Programa. O foco dos projetos atende as áreas da Educação, Cultura, promoção de Atividades Produtivas (ex: ecoturismo, formação de cooperativas), Saúde, Segurança e Preservação Ambiental.

Banner Revistas Mobile