JornalCana

Etec oferece cursos de produção de cana-de-açúcar

A Etec (Escola Técnica Estadual) de Votuporanga, SP, anunciou na semana passada a criação do curso de Produção de Cana-de-açúcar. O crescimento da cultura da cana na região noroeste paulista e a falta qualificação profissional motivaram a parceria entre Prefeitura, Secretaria Estadual de Desenvolvimento e o Centro Paula Souza.

O curso discutirá todas etapas produtivas da cultura da cana-de-açúcar, desde o plantio até a colheita, além da operação de máquinas agrícolas. Nas próximas semanas, a equipe da Etec de Votuporanga começará a viabilizar a implantação.

O curso será desenvolvido em uma escola de perfil agrícola, por isso a opção por Votuporanga. A Usina Noroeste Paulista vai oferecer a infraestrutura para as aulas práticas, enquanto o Centro Paula Souza ficará responsável pela estrutura, alojamentos e aulas teóricas.

O curso vai formar o técnico em produção de cana-de-açúcar, profissional que atua no setor canavieiro, planejando, executando e gerenciando atividades de plantio, tratos culturais, produção de mudas e colheita.

O técnico supervisiona e dissemina tecnologias do setor, coordena a movimentação física e a manutenção de máquinas, equipamentos e implementos na sistematização de áreas, além do preparo do solo e colheita, preservando o meio ambiente. Ele também otimiza as operações de transporte de matéria (prima e insumos) e trabalha de acordo com as normas de segurança, promovendo a saúde do trabalhador.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram