JornalCana

Etanol: técnicos da AL, Caribe e África fazem curso em SP

Os técnicos dos países da América Latina, do Caribe e da África conhecerão a produção e a utilização sustentável de etanol na 1a Semana do Etanol: Compartilhando a Experiência Brasileira. O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura, será realizado de hoje (1) até o dia 5, em Araras (SP).

Nesse período serão capacitados 70 representantes de Angola, Moçambique, do Senegal, da India, do México, Paraguai, da Colômbia e de Honduras na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar.

Segundo o ministério, depois do encontro serão estimuladas novas atividades de cooperação internacional na produção de energia limpa e renovável. O curso, com tradução simultânea para o espanhol e o francês, tratará do cenário do etanol no contexto da energia mundial e brasileira, do potencial energético da cana-de-açúcar, da importância e das características do setor sucroalcooleiro no Brasil, da cadeia produtiva do etanol, da distribuição e da comercialização do etanol: transporte, estocagem, abastecimento e exportação.

Ainda estão previstos temas sobre o combustível veicular (uso como carburante e aditivo em motores automotivos), a tecnologia flex fuel, o fomento à produção de etanol da cana-de-açúcar, as indústrias de equipamentos, os bancos e as linhas de financiamento e a regulação do setor (principais normativos legais, especificações e controle de qualidade).

A expectativa do governo brasileiro é transformar o etanol em commodity, mas para isso é necessário que outros países se tornem produtores.

De acordo com o ministério, existe a oportunidade de o Brasil exportar não somente o etanol, mas também tecnologia e know how, principalmente para países tropicais que têm potencial para produção sustentável de agroenergia. Com informações da Agência Brasil. (AB)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram