JornalCana

Etanol sobe 1,47% no início de outubro

Os preços dos combustíveis apresentaram comportamento distinto no início de outubro, conforme levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) por meio do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), que abrange sete capitais do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife. De acordo com a instituição, enquanto o etanol apresentou alta mais expressiva que a observada no final de setembro, a gasolina mostrou recuo mais intenso.

No levantamento divulgado na semana passada, o etanol subiu 1,47% na primeira quadrissemana de outubro ante alta de 0,53% observada no encerramento do mês passado. O preço da gasolina, por sua vez, recuou 0,51% ante baixa de 0,31%. No mesmo período de comparação, o IPC-S registrou alta de 0,66% ante elevação de 0,46%.

De acordo com o economista da FGV André Braz, o comportamento do etanol já está ligado ao período de entressafra pelo qual o produto deve ser cada vez mais influenciado até o começo de 2011, Segundo Braz, a gasolina ainda está em queda, mas, como conta com uma parte de álcool em sua mistura, tende a migrar do terreno de quedas para o de altas com o decorrer do tempo.

“A seca um pouco mais extensa do que se previa, em 2010, de alguma forma deve ter prejudicado o setor sucroalcooleiro. Além da seca, há a questão das exportações, já que, à medida que o Brasil comercializa mais os produtos derivados da cana, sobra menos no mercado interno”, disse Braz.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram