JornalCana

Etanol puxa preços do milho no mercado internacional

Os contratos futuros de milho deverão subir na bolsa de Chicago para níveis superiores à sua maior alta dos últimos 10 anos, e a soja deverá prorrogar sua valorização, por conta do aumento da demanda por combustíveis automotivos alternativos produzidos a partir dessas commodities, segundo analistas de mercado ouvidos pelas agências internacionais.

O milho teve alta de 81% em 2006. A crescente demanda por combustíveis alternativos está corroendo a oferta de produtos agrícolas empregados normalmente para a fabricação de rações animais ou em alimentos processados. A capacidade de produção do etanol, destilado a partir do milho nos EUA, que já alcança um recorde naquele país, deverá duplicar nos próximos dois anos, e o governo norte-americano disse no mês passado que a demanda por biodiesel processado a partir do óleo de soja deverá crescer 17% em 2007. Os EUA são os maiores produtores e exportadores mundiais de ambas as commodities.

Os contratos futuros de milho para entrega em março subiram 6,25 centavos de dólar na semana passada, para US$ 3,9025 o bushel na Bolsa de Mercados Futuros de Chicago, em seu nono crescimento das últimas 10 semanas. Os preços alcançaram sua maior alta dos últimos 10 anos, de US$ 3,935, em novembro, depois que a seca ocorrida na área de cultivo do Centro-Oeste dos EUA reduziu a produção e após a demanda do país pelos grãos para a produção de etanol ter-se elevado para um patamar recorde. O avanço de 57% registrado pelo milho de setembro até dezembro foi o maior já alcançado pela commodity em qualquer período de quatro meses desde pelo menos 1973.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram