JornalCana

Etanol perde competitividade sem repasse da queda de preço

Enquanto os preços do etanol ao produtor no estado caíram cerca de 11% apenas no mês de março, a cotação do combustível nos postos tem se mantido estável. “As distribuidoras não estão repassando a queda de preço registrada ao produtor.

Na semana passada, a média de preço no estado foi de R$ 1,33 nos postos de combustíveis quando deveria ser em torno de R$ 1,20 por litro”, explica Antonio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria de cana-de-açúcar.

Segundo Pádua, a queda dos preços ao produtor está fazendo com que as margens das distribuidoras aumentem consideravelmente neste momento. Ele afirma, contudo, que no estado esta manutenção da cotação na bomba dos postos não é nociva porque, mesmo nos atuais preços, o etanol permanece bastante competitivo em relação a gasolina, o que não prejudica o consumo de etanol.

Porém, em outros estados, onde o r! epasse da queda do preço ao produtor também não está sendo realizada, o etanol está perdendo competitividade. “Se nestes estados as distribuidoras repassassem a queda do preço ao produtor para a bomba, certamente o consumo seria maior e não estaríamos vendo este excesso de oferta derrubando as cotações ao produtor”, disse.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram