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Etanol movimenta fábrica da L´Oréal em SP

A fábrica da L´Oréal em São Paulo começou em dezembro passado, a utilizar etanol para movimentar seu parque industrial, em substituição ao gás natural, que ainda poderá ser utilizado em casos de interrupção da colheita de cana. Mas com a grande oferta de matéria prima atual, a partir dessa data a empresa passou a operar a primeira caldeira “flex fuel”, utilizando somente etanol. Segundo Gerald Vincent, diretor de EHS (meio ambiente, saúde e segurança) da L´Oréal na América Latina, o etanol é aquecido dentro de pequenos reservatórios para se transformar em vapor e alimentar o queimador da caldeira a uma pressão/temperatura/vazão específica em função da demanda da fábrica. “A compra média de matéria prima é de 90.000 litros por mês. No período de entressafra o fornecedor nos garante a mesma alimentação através dos seus tanques de armazenamento. Mas em caso de algum tipo de falta do etanol, a tecnologia possibilita voltar em menos de um minuto a operação tradicional com gás natural”, diz.

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De acordo com ele, a opção pelo Brasil para operar a primeira fábrica flex do mundo, é atribuída as vantagens ambientais e a farta matéria prima encontrada no Brasil. “A matéria prima é o etanol de cana, biocombustível com o melhor balanço energético do mundo e que gera 8,3 unidades de energia renovável por cada unidade de energia fóssil consumida e consequentemente tem um balanço de redução dos gazes GHG (que participam ao efeito de estufa) de mais de 80% comparado a uma energia fóssil (gasolina ou gás). Além de todos estes atrativos, o Brasil dispõem de terras disponíveis para aumentar a produção de etanol, sem devastação e tem a melhor tecnologia em motores/equipamentos “flex””, revela.

A fábrica de São Paulo é a segunda maior da L´Oréal em quantidades de produtos processados, com capacidade de produção média de 300 milhões de unidades por ano. Mas as metas da empresa não param por aí, já que em 15 anos, pretende conquistar 1 bilhão de novos consumidores no mundo, onde 10% deles devem ser brasileiros. “Neste e no próximo ano, a L´Oréal deve investir R$ 200 milhões na expansão de uma fábrica e do centro de pesquisa, ambos no Rio, e na construção de um novo centro de distribuição”, afirma.

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