Usar etanol no tanque dos veículos está cada vez mais vantajoso no Brasil. O último dado da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) mostra que a relação ante a gasolina está em 62,9%, dando vantagem ao biocombustível.
O etanol passa a ser mais vantajoso economicamente a partir de uma relação de 70%, mas é importante destacar que esse percentual varia de acordo com o modelo do carro, o perfil do motorista e as condições do percurso.
De acordo com os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV/INMETRO), a depender do veículo, a decisão de escolha pelo biocombustível pode se dar a partir de uma relação de preço de até 75%.
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Os últimos dados da ANP mostram que o preço médio nacional da gasolina comum nos postos do país foi de R$ 5,63 por litro. Já o do etanol hidratado, utilizado diretamente no tanque, foi de R$ 3,54 por litro. Segundo os dados da ANP, o consumidor economiza ao abastecer com etanol em 10 Estados do Brasil.
Nos seis Estados de maior consumo (GO, MT, MS, MG, PR e SP), que representam 85% do mercado, a paridade de preços é inferior a 65% há quase dois meses. Em algumas regiões, o etanol é mais vantajoso que a gasolina desde maio deste ano.
“O preço do etanol hidratado na bomba está altamente atrativo nos principais mercados do país há mais de três meses. Olhando para o histórico do consumo, quando a paridade chega a esse patamar, os consumidores aumentam a procura pelo etanol”, afirma Luciano Rodrigues, diretor de Inteligência Setorial da União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia (UNICA).
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Diferente de outros anos, quando apenas o preço direcionava o comportamento do consumidor, a preocupação ambiental tem pesado cada vez mais na hora de abastecer. Um motor flex, abastecido 100% com etanol, emite 70% menos CO2 do que um que movido a gasolina C com 27% de etanol anidro.