JornalCana

Etanol: Empresários de El Salvador participam de rodada de negócios na Fiesp

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) promoverá no dia 9 de agosto uma rodada de negócios com empresários de El Salvador. O objetivo dos salvadorenhos é buscar informações sobre o etanol e identificar empresas do setor que possam participar do encontro.

Na ocasião está prevista uma apresentação sobre aquele país, além de encontros setoriais também da indústria têxtil, turismo e equipamentos médicos hospitalares. A rodada vai contar com a presença dos presidentes Mauricio Funes, de El Salvador e Luis Inácio Lula da Silva. “A idéia é realizar contatos e trazer novos investidores para o setor sucroenergético em El Salvador após este encontro, de forma que isso incentive o governo a reativar as discussões sobre a mistura de E10,” afirmou o diretor da Proesa – Agência de Promoção e Investimento de El Salvador, Mariano Olazábal Balcázar.

Para o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa, o interesse de El Salvador em adotar a produção e o uso do etanol é um dado muito promissor. “É um país que se beneficiaria muito se dedicasse parte de sua cana-de-açúcar ao etanol, pois tem um custo elevado de importação de petróleo, que poderia ser atenuado. A mistura do etanol também traria uma redução nas emissões de gases causadores do efeito estufa, e se o país der um passo a mais e passar a produzir bioeletricidade a partir do bagaço de cana, ganharia mais ainda pois hoje El Salvador convive com blecautes freqüentes.”

Segundo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos divulgado em abril de 2010, as usinas de açúcar de El Salvador já concordaram com a adoção da mistura de E10. No entanto, de acordo com a Associação de Açúcar de El Salvador, para o país produzir 15 milhões de galões (cerca de 57 milhões de litros) de etanol internamente por ano, o estimado para um mandato de E10, El Salvador precisaria de quatro usinas de etanol produzindo 31.700 galões por dia (quase 120 mil litros), funcionando de 120 a 150 dias por ano. (Com iformações da Unica)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram