JornalCana

Etanol e diesel puxam alta de 5% na venda de combustíveis em 2013

0000000008216_img

A venda de combustíveis no Brasil avançou 5% no ano passado, informou a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). O volume comercializado foi de 136,2 bilhões de litros, contra 129,6 bilhões no ano anterior.

Desse total, 12,5 bilhões de litros de diesel e gasolina (9,1% do total) foram comprados no exterior.
A capacidade de refino de combustível no país está no limite, o que determina a necessidade de importação para atender a demanda.
“Isso não deve mudar, até que a Petrobras inaugure novas refinarias”, diz Aurélio Amaral, superintendente de abastecimento da ANP.

No total, porém, a importação de combustíveis caiu quase 3%, graças ao aumento de etanol na gasolina, cujo percentual passou de 20% para 25% em 2013.
Puxaram o crescimento na venda de combustíveis a comercialização de diesel, com 2,6 bilhões de litros a mais, totalizando 58,5 bilhões de litros, e a maior participação do etanol que, sozinho, adicionou 2,4 bilhões de litros à conta total na gasolina.

A venda de gasolina C (pronta para consumo) teve aumento de 4,2%, fechando em 39,7 bilhões de litros. Desses, 2,5 bilhões foram importados.
A venda de etanol hidratado (aquele que sai da bomba pronto para consumo nos carros) foi a que mais cresceu em termos percentuais, com 9,5% de avanço, ou 0,9 bilhão de litros a mais, para 10,8 bilhões de litros.

Térmicas e aviação
Já o óleo combustível teve demanda de 1 bilhão de litros a mais do que em 2012, puxada pelo acionamento das usinas termelétricas, com avanço de 26,8% nas vendas, fechando com total de 3,9 bilhões de litros.
No levantamento, a venda de querosene de aviação mostra declínio de 0,9% em relação ao comercializado no ano anterior, caindo para 7,2 bilhões de litros. A ANP não soube explicar os motivos. Também encolheu o consumo de gás natural veicular, em 3,7%, para 5,3 bilhões de litros.

(Fonte: Diário do Sudoeste / FolhaPress)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram