fbpx

Etanol e café receberão mais verbas federais

O governo federal deve liberar ao menos R$ 2,5 bilhões para o financiamento de estocagem de etanol na safra 2010/2011, mesmo valor destinado na safra passada. “O valor é suficiente e deve chegar ao mercado entre maio e junho, quando os estoques começarão a ser formados, porque agora estão baixos”, afirmou Manoel Bertone, secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura. “Não vejo um valor maior que esse, já que outras culturas também precisarão de recursos”, completou.

Bertone garantiu que o Ministério da Agricultura é favorável ao pedido do setor sucroalcooleiro, feito semana passada, para que o próprio etanol seja dado como garantia da operação de estocagem e que outras garantias, exigidas pelos agentes financiadores, sejam reduzidas este ano. “Na safra passada, durante a crise, os bancos dificultaram o crédito, o que prejudicou a tomada de dinheiro pelo setor; esperamos que agora a situação seja mais favorável”, explicou o secretário.

Café

O governo vai liberar R$ 1,3 bilhão em recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para financiar a colheita e as operações de pré-comercialização da safra 2010. A portaria da liberação deve ser assinada até a próxima semana pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Segundo Bertone, os recursos serão suficientes para estocar até 6 milhões de sacas de café, o que deve reduzir a oferta brasileira do grão na safra 2010, estimada entre 46 milhões e 48 milhões de sacas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...
X