JornalCana

Etanol de segunda geração é destaque em evento

pastejo-capim-elefante

Uma gama de matérias-primas alternativas para produção de biodiesel e etanol serão apresentadas pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na Feira Internacional dos Cerrados – AgroBrasília, que começa no dia 13 e termina em 17 de maio. Para mostrar as pesquisas, a Empresa montou uma Vitrine de Tecnologias, onde o público pode conhecer o trabalho realizado com variedades de capim-elefante testadas para a produção de etanol de segunda geração. O desenvolvimento dessa cultura é estudada por pesquisadores no campo experimental da Embrapa Cerrados e nos laboratórios da Embrapa Agroenergia, onde é transformada em etanol.

Outro processo que pode ser visto pelos visitantes é a utilização do óleo de fritura para produção de biodiesel. Esta proposta faz parte do projeto Biofrito, liderado pela Embrapa Agroenergia em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), com recursos da FINEP. As instituições, em conjunto com a União dos Produtores de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) criaram o projeto Meu Óleo Vira Energia Renovável (MOVER) para incentivar a população do Distrito Federal a doar óleo de fritura para ser utilizado na produção de biocombustível em vez de descartá-lo nos ralos das pias. A Caesb, desde 2008, tem o projeto Biguá que coleta este óleo.  A proposta, explica o líder do Biofrito e pesquisador da Embrapa Agroenergia, Rossano Gambetta é ampliar a coleta do óleo utilizado nos estabelecimentos comerciais, residenciais, nos condomínios e nas escolas. “Com o  projeto Biofrito estamos instalando uma usina com capacidade de produzir cerca de 1000 litros de biodiesel por dia”. A iniciativa ajuda a reduzir a poluição das águas e gerar energia limpa e renovável a partir da reciclagem de um resíduo que degrada o meio ambiente. ”A proposta também visa a conscientizar a população sobre problemas como poluição, escassez de água e altos custos para a produção de energia”, reforça Gambetta.

Além da Embrapa Agroenergia, as unidades da Embrapa que participam do evento são Cerrados (Planaltina/DF) e Hortaliças (Gama/DF), Trigo (Passo Fundo/RS), Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), Informação Tecnológica (Brasília/DF) e Suínos e Aves (Concórdia/SC).

Mais informações sobre a AgroBrasília no site da Feira www.agrobrasilia.com.br.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram