JornalCana

Etanol de cana pode complementar renda de produtores na Índia

A Unica acaba de divulgar que o governo da Índia vai incentivar a produção de etanol como forma de ajudar os produtores de cana do país a complementarem sua renda quando os preços do açúcar estiverem baixos. O ministro da Agricultura do país, Sharad Pawar, afirma que a medida, anunciada no início de maio, também visa estimular o próprio cultivo de cana.

Para o diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Eduardo Leão de Sousa, ao contrário do que ocorre no Brasil o cultivo de cana na Índia é muito volátil, devido à predominância no país da agricultura de pequena escala. No Brasil existem 70 mil fornecedores de cana e na Índia são mais de 30 milhões. Leão diz que essa nova iniciativa, além do açúcar, os agricultores e industriais terão um colchão financeiro e não precisarão substituir seus canaviais.

O executivo da Unica acredita que um aumento na produção de etanol na Índia poderá ajudar a reduzir a instabilidade das cotações do açúcar no mercado internacional, permitindo maior previsibilidade para os dois produtos. “Quando a Índia inunda o mercado com uma produção excedente de açúcar, o preço do produto sofre depreciação, prejudicando outros países produtores, como o Brasil,” acrescenta. (Com informações da Unica)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram