JornalCana

Etanol de 2ª geração pode sair em 2012

A tecnologia para produzir álcool a partir do bagaço e da palha de cana-de-açúcar – o chamado etanol de segunda geração – começa a ser aplicada experimentalmente em usinas no próximo ano.

A expectativa é que a pesquisa, desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), tenha aplicação em escala industrial em até cinco anos, disse Thomas Ritter, diretor do CTC.

Antes, será preciso testá-la para ajustes finais. A pesquisa foi apresentada no Cana Show, evento em Piracicaba, no interior paulista. A produção do etanol pelo uso da “sobra” de moagem da cana trará ganho de produção de álcool de 30% a 50%. A solução soa ideal a atender a crescente demanda por etanol no país, dado o aumento de veículos flex, que já chega a 51% da frota.

A estimativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) é que até 2020 seja preciso abastecer o mercado com 28 bilhões de litros de etanol, quando 81% dos veículos do país terão tecnologia flex, diz Antônio Rodrigues, diretor da Unica.

As usinas produziram até 16 de novembro 12,2 bilhões de litros de etanol hidratado. O processo consiste em usar palha e bagaço de cana – biomassa – e produzir mais álcool após processo que envolve reações químicas. Nele, a glicose é retirada da celulose e, via fermentação, transformada em álcool. Por fim, o álcool é separado da água.

30% a 50% deve ser o ganho na produção de álcool.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram